?PROJETO NEYLÍVIA OLIVEIRA COSTA ? MULHER VIVA?
Identificação do Projeto:
O projeto NEYLÍVIA OLIVEIRA DA COSTA ? ?Mulher Viva? tem como intuito orientar as vítimas a buscarem ajuda junto aos órgão competentes, quebrando um ciclo de violência.Mobilizar autoridades, educadores, pais e filhos a fim de sensibilizá-los para o combate a violência contra a mulher.
Classificação do Projeto:
Difundir informações sobre os direitos das mulheres levando a uma prevenção de situações de violência, além a identificação de mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência, favorecendo a sua reconstrução psicossocial.
Público-alvo
População de Capitão de Campos, especialmente mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo de violência social.
Objetivo Geral
Acolher mulheres vítimas de violência doméstica favorecendo a reestruturação psicossocial para que possam viver plenamente seus direitos e deveres de cidadãos.
Objetivos Específicos
Sensibilizar a população, em particular as mulheres, sobre a importância do combate à violência;
Encorajar a denuncia de qualquer tipo de violência sofrida por mulheres;
Acolher as mulheres vítimas de violência encaminhando-as aos profissionais e órgãos responsáveis e capazes de solucionar a problemática;
Acompanhar a mulher vítima de violência durante as audiências realizadas durante o processo instaurado contra seu agressor;
Discutir, socialmente, a violência contra a mulher, pontuando direitos e deveres e a necessidade do rompimento do silêncio;
Promover a paz;
Resgatar valores sociais;
Fortalecer vínculos familiares;
Coibir comportamentos agressivos contra a mulher;
Fortalecer luta por mudança em casos de violência contra a mulher
Metas
Reduzir a índices de mulheres residentes do município de Capitão de Campos que sofrem violência e aumentar o número de denúncias de violência contra a mulher.
Metodologias
O projeto contará com a ajuda de vários profissionais voluntários se encarregarão de por em prática as diversas atividades propostas. As informações serão repassadas através de palestras educativas,de passeatas, ações comunitárias, apresentações musicais e teatrais e distribuição de material gráfico nas escolas, praças e bairros da cidade de Capitão de Campos. Ao identificar alguma mulher que tenha sofrido algum tipo de violência, será realizado o acolhimento e encaminhamento aos órgãos e profissionais competentes na redução da problemática. Durante todo o processo judicial, a vítima terá um acompanhamento que a fará mais segura, forte e preparada para seguir sua vida.
Idealizadora:
Lindyane Batista Ibiapina