"É uma emoção muito grande. A gente vem desenvolvendo um trabalho envolvendo professores e a equipe gestora. Esse prêmio nós incentiva a fazer uma gestão mais democrática e voltada para resultados". Essas foram às palavras de Josete Fernades, diretora da Unidade Escolar José Alves Bezerra, localizada no município de Monsenhor Hipólito, na região Sul do Piauí.
A escola foi a grande campeã da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE) e recebeu o cheque de R$ 5 mil das mãos do secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, durante a Cerimônia de premiação, realizada na manhã desta terça-feira (17), no Instituto de Educação Antonino Freire.
Além de reconhecer e valorizar o esforço dos profissionais que atuam no direcionamento e acompanhamento dos trabalhos pedagógicos nas escolas, o PGE busca apoiar projetos inovadores e gestões competentes na educação básica. Outro objetivo da premiação é incentivar novas práticas educacionais com o foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base a autoavaliação.
A unidade Escolar Paulo Ferraz, de Capitão de Campos e o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti Didácio Silva, em Teresina, ficaram com o 2º e 3º lugar, respectivamente. Para o secretário da Educação, Átila Lira, a premiação tem o papel de promover a criação de novas estratégias de trabalhos nas escolas. Ele destacou o empenho verificado nas escolas da rede públicas do Estado.
"Hoje, eu tenho a convicção que em cada lugar do Piauí, existe uma escola trabalhando para melhorar a Educação. A gestão é fundamental para isso, pois um bom diretor consegue motivar professores e alunos", ressalta.
Participação de escolas do Piauí aumenta a cada ano
Desde o surgimento do PGE em 2010, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) vem mobilizando as escolas e informando sobre a importância do mesmo. Na primeira edição, estavam escritas 19 escolas. Em 2011, o número passou para 49 e na última premiação, 2012, participaram 132 escolas
Para Amparo Ramalho, coordenadora estadual da premiação, o Piauí vem avançando, tanto em participação, como na qualidade da gestão das escolas. "Esse aumento no número de escolas se deve a uma compreensão sobre a dinâmica do prêmio. Os nossos gestores estão entendendo a importância da autoavaliação para a melhoria dos trabalhos e a possibilidade de se atualizar ações inovadoras e exitosas de gestão", explica.
19ª Gerência Regional de Educação se destaca na participação de escolas no PGE
Durante a Cerimônia Estadual do Prêmio Gestão Escolar, nesta terça (17), aconteceu o reconhecimento oficial à 19ª Gerência Regional de Educação (Gre), responsável pelas escolas da zona Sul de Teresina, por ter conseguido inscrever o maior número de escolas na premiação. Das 44 unidades de ensino jurisdicionadas à Gre, 40 participaram do PGE, o que corresponde a quase 100% das escolas.
Como recompensa, a 19ª Gre recebeu R$ 6 mil para possibilitar a realização de ações voltadas para a ampliação dos trabalhos pedagógicos das escolas pertencentes à regional. A diretora da 19ª Gre, Sônia Pires, recebeu das mãos do secretário Átila Lira o reconhecimento pelo empenho e nos trabalho de motivação e incentivo junto às escolas.
Estamos muito felizes. Isso é resultado de um trabalho feito em parceria com toda a equipe da gerência e as escolas. Nos reunimos várias vezes e conversamos com cada diretor sobre a importância do prêmio e buscamos provoca-los a mostrarem o resultado das atividades que eles desenvolveram durante o ano. Agora, vamos planejar como usar o prêmio para elevar mais ainda a qualidade da Educação nas nossas escolas", concluiu a gerente.
Fonte: seduc.pi.gov.br