Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família (ESF) iniciaram na manhã desta sexta-feira (01/08), um processo de Formação em Saúde Mental e atendimento aos usuários de crack e outras drogas. A capacitação integra o projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.
O curso acontece em duas etapas, na forma presencial em sala de aula com atividades individuais e coletivas através de discussão dos temas e leitura das cartilhas preparadas pelo Ministério da Saúde relacionadas à temática, além de atividades de inspeção fora da sala de aula, na qual os Agentes e Técnicos levam para a comunidade o que eles aprenderam.
Os Tutores do Projeto Caminhos do Cuidado, enf. Eliete Alencar, enf.Lucelia Soares, enf. Viviane e o fisioterapeuta Cleandro, abriram os trabalhos nesse primeiro dia, formando duas turmas. A capacitação acontecerá em cinco encontros, um por semana, durante todo o dia às sextas-feiras na U. E. Chico Monção.
Durante o primeiro encontro, os participantes realizaram dinamicas e fizeram um estudo das áreas onde trabalham com o objetivo de identificar as possíveis causas de problemas de saúde existentes dentro delas.