Cocal/PI

Municípios piauienses realizam acolhimento de médicos cubanos na APPM

Um grupo formado por 20 médicos intercambistas do Programa Mais Médicos, foi recebido na manhã desta segunda-feira (16), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A recepção contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios que receberão esses profissionais.

Municípios piauienses realizam acolhimento de médicos cubanos na APPM - Imagem 1

O prefeito de Cocal e vice-presidente da APPM, Rubens Vieira, fez as honras da casa ao receber os 19 cubanos e um brasileiro com diploma da Espanha, desejando boas vindas a todos. ?Estamos muito felizes com a chegada de todos, pois sofremos muito com a falta de médicos. Os municípios e a APPM estão de portas abertas para resolver qualquer problema?, destaca.

Municípios piauienses realizam acolhimento de médicos cubanos na APPM - Imagem 2

O curso na APPM terá duração de seis dias e tem como principal objetivo apresentar aos profissionais o funcionamento do Sistema Único de Saúde, como também mostrar os principais problemas de saúde pública enfrentados no Estado e como eles terão que agir diante desses agravantes.

Osvaldo Serapio Pérez Miranda irá reforçar a equipe médica de Morro Cabeça do Tempo, que hoje conta com duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). ?Já passamos por um treinamento de três semanas no Ceará em que aprendemos principalmente sobre os problemas de saúde predominantes na região nordeste. Gosto muito de cidades do interior e sinto que não terei dificuldades em me adaptar lá?, afirma o cubano.

Municípios piauienses realizam acolhimento de médicos cubanos na APPM - Imagem 3

As palestras serão apresentadas por profissionais das diversas áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tais como médicos, enfermeiros e dentistas. Na abertura, esteve presente na banca a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosemes), Socorro Bandeira, o prefeito da cidade de Cocal, Rubens Vieira, o representante do Ministério da Saúde de Brasília, Regis Oliveira, o professor da Universidade Federal do Piauí, José Ivo, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, Teófilo Cavalcante.

Fonte: APPM

NOTÍCIAS PIAUÍ