Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21/08), no Auditório da Prefeitura de Cocal uma reunião com representantes da Câmara Municipal, Secretarias do Governo Municipal e Associações.
O objetivo da reunião foi a apresentação do "Programa Água para todos" do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, através da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A reunião atendeu a uma solicitação da Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que vê o projeto como uma excelente saída para amenizar o sofrimento da população rural que será beneficiada com cisternas de captação de água da chuva.
O Prefeito Rubens Vieira (PSDB) fez a abertura da reunião, onde anunciou que através de reivindicações feitas à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) e AGESPISA ( Águas e Esgotos do Piauí S.A), Cocal será beneficiada com dois reservatórios de água com capacidade para 500 mil litros no Bairro São Francisco, devido ser o ponto mais alto da cidade. Além da perfuração de três poços e instalação de sistema simplificado de abastecimento d"água (construção de adutoras e implantação de chafarizes) que levará água encanada diretamente as torneiras das casas de localidades da Zona Rural como: Jabuti, Campestre, Vidéu, Contendas, Camará, dentre outras. As obras iniciarão no próximo mês.
Em seguida a reunião foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo José Robson Mororó de Menezes, da empresa ENGECOR ENGENHARIA, empresa contratada pela CODEVASF para a execução do programa. Robson mostrou os critérios para se enquadrar como beneficiário e falou sobre a importância e necessidade de criação do Comitê Municipal. Ainda de acordo com ele, a previsão é de que cerca de mil cisternas sejam instaladas no município de Cocal dentro dos próximos meses, o que significa um investimento na ordem de R$ 5 milhões. Além das cisternas, com capacidade para 16 mil litros cada, o beneficiário receberá as tubulações, conexões, bomba manual, calhas e todas as orientações técnicas necessárias para o bom uso. Após a apresentação, foi criado então o Comitê, assim composto:
Presidente ? Alexandre de A. Brito;
Vice-Presidente ? Francisca A. Portela;
1º Secretário ? Maria de Fátima Costa;
2º Secretário ? Maria do Livramento N. Alves;
1º Suplente ? Edmilsom F. do Nascimento;
2º Suplente ? Francisco Alves Domingues;
MEMBROS: Antonio Carlos C. de Pinho, Maria Nayane de B. Brito, Marli Carvalho Silva, Roseli Almeida Tupinambá, Francisco de Assis A. de Sousa, Raimundo N. F. Cardoso e Francisco do N. Galeno.