Conceição do Canindé/PI

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí

A Cidade de Patos do Piauí (400km da Capital ? Teresina), tem hoje um dos mais organizados projetos de piscicultura da região centro-sul do Estado, graças aos esforços do Presidente Francisvaldo Costa, que sem os recursos do poder público, conseguiu juntamente com os companheiros associados da APAPPI (Associação dos Pescadores e Aquicultores de Patos do Piauí), conseguiram implantar em junho/11 um belo projeto na Barragem Poço do Marruá ( 348 milhões de m³), com 15 associados, adquirindo 14 tanques-redes (parte com recursos próprios e parte financiados pelo CrediAmigo do Banco Nordeste), 2 bolsões (berçários para 12.000 alevinos) fornecidos pela Fazenda Verde Vale financiados a longo prazo, a construção de um galpão com depósito de 64m² com apoio da Prefeitura Municipal (transporte e doando R$ 2.500,00 e mais R$ 2.200,00 previstos para a conclusão da obra).

O Presidente Costa e os associados, agradecem publicamente o incentivo da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba ? Superintendente José Ocelo e a Engenheira Janleide), pela doação de 268 sacos de ração e a assistência técnica para o cultivo de Tilápias e Tambaquis em tanques-redes com o Engenheiro Leandro Aguilar. Ao SEBRAE pelo curso de capacitação da atividade previstos para fevereiro e a SEAP (Secretaria Especial de aquicultura e Pesca - Superitendente Vicente Sobrinho), pela promessa de estruturar e potencializar a atividade do projeto no planejamento financeiro neste ano.

Devido a necessidade de tanques-redes, para melhorar a distribuição e o desenvolvimento dos peixes, com a necessidade para adquirir recursospara pagar despesas básicas da associação, foi realizado uma despesca precoce de 350 kgs com peso médio de 400 gramas comercializados no município.

O Presidente destacou ainda que a dedicação, pagamento das mensalidades em dia e o desempenho dos trabalhos coletivos dos associados tem sido de fundamental importância para o crescimento da APAPPI. A associação necessita urgentemente de tanques-redes, para colocar novos alevinos para consumir a ração que recebeu da CODEVASF. Espera contar com o apoio dos órgãos do setor, buscando recursos para potencializar a produção com qualidade e contribuir com a cadeia produtiva fornecendo peixes como alimento saudável na região do semiárido nordestino.

APAPPI: (89) 9414-8779(Costa - Presidente)

Parceiros e colaboradores:

Fazenda Verde Vale (Chico Bombeiro ? Picos): Tel (89) 9416-1123 / 3422-9898

Prefeitura Municipal de Patos do Piauí (Prefeito Silvio): Tel (89) 3459-1121

CODEVASF- SEBRAE - SEAP

CrediAmigo do Banco Nordeste - Paulistana: Tel. (89) 3487-1108

Edição: Valci / Francisco

Fotos: Francisco Rodrigues e Eryka Wanessa

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 1

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 2

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 3

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 4

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 5

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 6

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 7

APAPPI – trabalho e organização na piscicultura em Patos do Piauí  - Imagem 8

NOTÍCIAS PIAUÍ