O senador Ciro Nogueira (PP), que anunciou na semana passada a posição de independência em relação ao Governo estadual, fez críticas à condução dos investimentos no Piauí. Em discurso no plenário do Senado Federal, ele demonstrou preocupação com estudo publicado pelo grupo The Economist segundo o qual o Piauí ocupa a 26ª posição entre os estados mais competitivos do Brasil.
Ciro explicou que o estudo avaliou o preparo dos estados e sua capacidade de atrair investimentos es-trangeiros.
Dessa forma, lamentou, o Piauí ocupa uma das piores posições. Para Ciro Nogueira, é preciso ?avançar e erguer a cabeça? diante da pesquisa. Ele reconhece que o cenário é preocupante e exige reformas urgentes para promover o aumento da capacidade produtiva para atrair investimentos estrangeiros e nacionais.
Das oito categorias analisadas no estudo, o Piauí ficou em último lugar em cinco: ambiente econômico; recursos humanos; política para investimentos estrangeiros, inovação e sustentabilidade; regime tributário e regime regulatório.
No quesito infraestrutura, o estado ficou à frente de nove estados, mas a nota é ?muito ruim?, disse Ciro. ?O Piauí é um gigante adormecido, o povo padece com a falta de política para atrair investimento?, afirmou Nogueira. MATÉRIA DE SÁVIA BARRETO