Não é de hoje que autoridades de saúde estão discutindo a situação deficiente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Pacientes de todas as regiões do Piauí e parte do Maranhão são encaminhados para o hospital e por causa da grande demanda pacientes são atendidos nos corredores e recebem o mínimo da assistência médica necessária.
Dados divulgados pela Direção do HTU revelam que no período de janeiro a agosto deste ano mais de 10 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito foram internadas no hospital. O que representa uma média de 42 acidentados por dia. ?Nessa situação em que nos encontramos é impossível oferecer um atendimento digno. Isso sem falar que o tratamento dessas pessoas gera ônus bastante elevado para a saúde pública? ? diz Dra. Teresa Emília Melo (Dir. Interina do HUT)
Preocupados com a superlotação do hospital, vereadores elaboraram um documento contendo alternativas que possam desafogar o grande fluxo de internações por acidentes de trânsito no HUT. Entre algumas medidas está a reimplantação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) extinto pelo Governador Wellington Dias em 2008, quando a reforma do Código de Trânsito Brasileiro estabelecia a municipalização do Transito para as cidades com mais de 100 mil habitantes.
Com o retorno do BPTRAN os 450 policiais militares que foram retirados das ruas, voltam a somar esforços na fiscalização do trânsito, e assim reduzir o alto índice de imprudências e de infrações no Piauí. ?Vamos considerar que o motorista habilitado conhece as regras do trânsito, queremos acreditar que a partir de um trabalho de fiscalização mais intenso, haverá redução considerável nos índices de acidentes de Trânsito? ? reforça Mário Andretty (assessor jurídico STRANS).
Uma situação de falência! É assim que a promotora de justiça, Clotilde Carvalho define o caos do atendimento de saúde pública no HUT. ?Faltam leitos e faltam médicos. Faltam até medicamentos de primeiros socorros. A solução do problema está nas mãos do prefeito de Teresina El mano Férrer e do governador Wilson Martins? ? relata a promotora.
Texto:Eugênia Reis
jornalista
Fonte: meionorte.com