A Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Dom Expedito Lopes, organizaram neste sabado(18) uma reunião para resolver questões sobre serviços fornecidos pela secretaria para o povo do município.
Na reunião esteve presente: O Prefeito Valmir Barbosa, Secretario de Saúde Samin, Secretario de Agricultura Everaldo, Secretario de Governo Marcidio, Enfermeira Suiany, Vereadores: Luiz Quinor Presidente da Casa e Joaquim do PT Primeiro Secretario e os agentes de saúde.O prefeito iniciou falando sobre como esta o andamento da gestão referente a saúde “algumas dificuldades existem, mas também existe a vontade de melhorar e resolver os problemas e trazer melhorias para o município”. (Prefeito Valmir Barbosa)
O prefeito comunicou sobre a criação do site da transparência para que tudo fique claro e todos possam acompanhar como esta sendo trabalhado a saúde e todos os órgãos do município., principalmente onde e como estará sendo aplicado os recursos.
Não é justo eu estar sendo cobrado por motivos que não tenho a culpa, pois eu desejo e vou lutar para que o município não pague por outros gestores.
"Estou levantando a minha VÓZ. Quem deve pagar a conta é quem dever" (Valmir Barbosa)
O vereador Luiz Quinor levantou o assunto sobre a entrega dos Remédios.
Eu acho que em time que ta ganhando não se mexe, o que ta sendo bom deve continuar, gostaria de pedir ao secretário de saúde e o prefeito que reveja como fazer para entregar esses remédio nas comunidades. (expressou o vereador)
A Enfermeira Suiany falou sobre a importância dessa reunião e que estava triste por não está todos os agentes de saúde presentes na reunião.
Deveria está todos aqui reunidos. Sabemos a situação que está a saúde no município, já trabalho no município há 13 anos e sei como esta realidade.
Gostei muito da fala do prefeito sobre tudo que vem acontecendo, pois todos nós já escutamos barbaridades sobre a entrega dos remédios e agora temos a noção de como estar na real o município e temos respostas sobre como resolver essa questão.
Seria muito importante que o meu setor tenha uma melhoria na estrutura para que possamos atender em conjunto a Enfermeira, Médico e Dentista.
Para que seja igualado o valor do PAC.
Secretário Marcidio falou em nome da dra. Valdelucia.
Gostaria de repassar sobre a entrega de medicamentos, que acredito muito no trabalho do secretário Samin e confio que o melhor será resolvido. Pois alguns remédios tem o valor menor que uma passagem para ir buscar o mesmo na sede do município.
Já eu como Secretario de Governo venho aqui para colaborar para que seja feito o melhor e vou ouvir a voz de vocês e vamos tentar resolver essa questão.
Me surpreendo pela a falta de alguns vereadores que na seção cobraram soluções sobre essa questão, os mesmos foram convidados a participarem desta reunião e por algum motivo não compareceram.
Algumas pessoas criticam, mas na hora de buscar as soluções algumas vezes fica em falta. (comento o Secretário de Governo)
Vereador Joaquim do PT também se pronunciou sobre essa importante questão.
Observando as palavras da enfermeira e vendo a importância de quem estar próximo às pessoa que vivem na necessidade de medicamentos e fiquei feliz em ver que estamos juntos com o prefeito e Secretario para encontrar uma forma de ser entregue os medicamentos mais próximo de quem precisa.
Os ACS participaram com perguntas e algumas ideias para que seja resolvido essa questão.
Eu me preocupo porque estou cuidando de recursos que não é meu, no momento o repasse não está sendo suficiente para atender de forma normal os serviços da saúde do município, mas estamos nos mexendo para fazer o melhor.
Sobre os medicamentos o problema é que o Ministério da saúde quer fazer algumas coisas que não temos como resolver, mas querem resultado.
Eu pensei de forma que poderá resolver esse problema.
Vamos escolher algumas datas ai uma equipe entrega a medição acompanhado com um profissional da secretária responsável em alimentar o sistema, fazendo relatório no ato da entrega, isso é para fazer o registro para que seja alimentado o sistema tentando resolver o problema.
Para essa ação vamos precisar de um cronograma para disponibilizar os medicamentos, carro e a pessoa responsável para fazer o controle. (Secretário Samin)
Todos os presentes da reunião gostaram dessa tentativa de resolver esse problema.
Tem alguns medicamentos que são doados através da farmácia popular e a Secretaria Municipal de Saúde não dispõe desses medicamentos.
O secretário se propôs para fazer uma relação desses medicamentos que todos fiquem sabendo e possam ir em busca de adquirir.
Prefeito Valmir Barbosa
Finaliza falando sobre a mudança do local de receber os pacientes de Dom Expedito que vai para a capital tratar de doenças e exames, agora os mesmos irão para uma casa e não para pensão.
Na próxima semana estaremos trazendo alguns informes dos serviços que estão em processos de confirmação para vir no município. Aguardem novidades aqui no Portal Meio Norte. (blogueiro Josely ecologista)
VEJA IMAGENS DA REUNIÃO.
COM APOIO CULTURAL DE...