Foi realizada ainda no mês de julho na sede central da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia- ADAB em Salvador reunião entre o Diretor Técnico das ADAPI Dr. Raimundo José Mendes e Diretor Geral da ADAB Dr. Paulo Emílio Torres. A reunião teve como objetivo a discussão sobre a elaboração do termo de cooperação técnica entre as agências (ADAPI e ADAB).
Segundo Raimundo José o referido termo tem como objetivo viabilizar e contribuir para implementação de ações compartilhadas dos Serviços de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal e Vegetal, além de Educação Sanitária, executadas pelas respectivas Agências em seus respectivos Estados, com vistas ao fortalecimento da execução de ações bilaterais referentes à política de defesa agropecuária, sobretudo na área de divisa entre os dois Estados.
A ADAPI vem realizando um trabalho de referência e os termos de cooperação técnica celebrados entre Estados são a confirmação que estamos no caminho certo, principalmente com a assinatura deste termo que tem validade até dezembro de 2013.
Nós hoje temos a convicção que a ADAPI é peça fundamental no sistema de defesa agropecuária do País e temos potencial para mais. Também participamos ativamente dos fóruns técnicos da área, com poder de voz e voto. Outro fator a ser registrado é o cumprimento de todas as metas estipuladas no cronograma para o primeiro semestre de 2011 pelo Ministério da Agricultura, que visa a evolução do Piauí para a zona livre com vacinação.