O Presidente da Republica era Ernesto Giesel, o Governador do Estado Dirceu Arcoverde e o prefeito municipal Francisco José Portela Moura quando em maio de 1977 era inaugurado um dos maiores Hospitais do Piauí, o Hospital Estadual de Elesbão Veloso. Em 23 de julho de 1993 a Lei de número 4.584 acrescentaria o nome de uma importante Liderança Política da história do município e o mesmo passaria a ser chamado de Hospital Estadual ?Norberto Moura?. Desde sua inauguração essa casa de saúde já passou por algumas melhorias na sua infra-estrutura. No ano de 1999 o administrador local era a prefeita Rosa Moura e o Governador do Estado Mão Santa, nesse ano o HENM recebeu reforma total e ampliação de sua estrutura física. Após 11 anos dessa melhoria os olhos do Governo do Estado mais uma vez voltaram-se para o HENM e em maio de 2010 é inaugurado a Urgência e o Centro de Fisioterapia, que dariam mais conforto aos que constantemente procuram os serviços prestados por aquela casa de saúde. O Governo Estadual responsável por essa ultima reforma foi o Governo Wellington Dias e o Governo local Manoel da Silva Moura (Dr. Dezinho).
Atualmente o HENM é de Média Complexidade e é dirigido por Nádia Costa que nos concedeu uma entrevista exclusiva na manhã desta segunda-feira 31 de maio, confira abaixo os trechos mais importantes.
1 ? Bom dia Dra. Nadia Costa. O que esta sendo feito para melhorar o atendimento ao publico?
Bom dia Bianor, é um prazer recebê-lo. O HENM é um dos maiores do Estado, aqui como em qualquer outro existem problemas, mas o mais importante é informar que estamos e vamos continuar trabalhado diariamente para melhorar os serviços oferecidos a população. De segunda a segunda o Hospital dispõe de médicos e sempre quando um profissional tem que faltar procuramos imediatamente outro para substituí-lo, o importante é a população ser atendida com dignidade.
2 ? Com relação a medicamentos, o Hospital oferece aos seus pacientes?
Sim, oferecemos sim. Uma boa quantidade de medicamentos podemos encontrar em nossa farmácia, se por ventura for passado pelo médico um remédio que não temos no estoque mandamos comprar o mais rápido possível em qualquer drogaria da cidade.
3 ? De quantas ambulâncias o Hospital dispõe?
De uma apenas, só que, assim que assumimos a direção fizemos um requerimento a Secretaria Estadual de Saúde para tentarmos conseguir outra e todas as vezes que vou a Teresina sempre reforço o pedido. É importante frisar que, as ambulâncias do município estão sempre a nossa disposição e todas as vezes que um paciente precisa ser deslocado para a capital e não tem nenhuma ambulância no momento o Hospital freta veículos para fazer o transporte desses pacientes.
4 ? Que tipos de cirurgias e exames o HENM realiza?
Cirurgias de pequeno porte como laqueadura, cesárea e outras. Fazemos também Rio-X de urgência e exames básicos como Hemograma Completo, sempre quando solicitado judicialmente colhemos material para exames de DNA e enviamos para laboratório que a própria justiça determina.
5 ? Como é o relacionamento com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal?
O melhor possível. Quando assumi a direção do Hospital fui bem recebida pela Secretária de Saúde Ceiça Moura e toda sua equipe. O prefeito municipal Dr. Dezinho também colocou-se a disposição para ajudar no que for necessário, afinal ele como médico e como conhecedor da população local quer sempre a melhoria no atendimento e nos serviços prestados. Acredito que com essa boa parceria quem ganha sempre é a população.
Centro de Fisioterapia.
6 ? Com relação ao Centro de Fisioterapia, como é que funciona?
O Centro de Fisioterapia foi uma importante conquista para Elesbão Veloso e região, afinal são atendidas pessoas de outras cidades assim como o Hospital. Ele funciona de segunda a sexta pela manhã e tarde até às 15:00h com duas profissionais de fisioterapia.
O Blog agradece imensamente pela atenção e coloca-se a disposição no que estiver ao nosso alcance.
Bianor, nós é que agradecemos. Eu e todos os funcionários do Hospital estaremos sempre trabalhando para contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento do nosso trabalho.