Elesbão Veloso/PI

Dra. Francisca Sílvia, promotora de justiça de Elesbão Veloso, lança campanha “Conte até 10"


Atualizado em

    O Projeto “Conte Até 10 nas Escolas” foi lançado sexta passada (24/04/2015), no auditório da Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso pela promotora da Comarca local. Francisca Sílvia disse que a campanha é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público e tem como finalidade trabalhar no combate e prevenção a violência escolar, voltada principalmente para jovens com idade entre 12 e 18 anos na rede municipal de ensino.

    A campanha foi lançada durante encontro do MP, na pessoa da promotora Sílvia e docentes que atuam nas escolas municipais em Elesbão Veloso. Na oportunidade também aconteceu um encontro de capacitação, tendo em vista dá ferramenta ao professor para que este possa tratar a temática na sala de aula.

    Ouvida por nossa reportagem, a promotora Francisca Sílvia lembrou que o Conte Até 10 está sendo introduzido apenas nas escolas municipais, já que durante o ano passado, a rede estadual fez uma capacitação a parte, através da SEDUC - PI. Ela destacou que passada a etapa da capacitação, cada escola vai decidir as estratégias de como trabalhar a campanha.

- A escola vai decidir se vai ser através de uma semana pedagógica, de uma gincana, queremos deixar os professores a vontade para dentro da sua pedagogia trabalhar essa temática.  

A promotora disse que o projeto atende a uma necessidade e a implantação dele surge, principalmente se for levado em consideração o que constantemente chega a promotoria- problemas no ambiente escolar

- Temos adolescentes praticando atos infracionais, atos de indisciplina grave, ameaçando, levando faca para escola, tendo na escola muitas vezes um comportamento que trouxe de casa de uma família que o agride, de um pai que agride a mãe, daí ele reproduz na escola um comportamento violento.

    Para a Secretária de Educação de Elesbão Veloso Maria Inêz do Vale Leal o projeto Conte Até 10 é importante porque vai sistematizar ações de como professores deverão agir mediante a violência que ultimamente ganha dimensão no ambiente escolar.

- É uma atitude plausível do MP, onde nós da Educação estamos dando toda a cobertura, nos empenhando para que a gente possa minimizar pelo menos essa violência que aí está.

    Quanto às observações a serem feitas nas escolas municipais no que tange a comportamento do alunado no em relação a prática de bullying e violência, a secretária destaca que há algumas situações a serem contornadas, pois, quase toda a semana se faz necessário recorrer ao Ministério Público-MP, Conselho Tutelar, em alguns casos até a Delegacia de Polícia-DP. Ela aponta o principal fator que tem contribuído para problemática.

Matéria e fotos: José Loiola Neto

Image title

NOTÍCIAS PIAUÍ