Elesbão Veloso/PI

Eleitores faltosos tem um mês para justificar, procure um cartório eleitoral

Só no estado do Piauí são mais de 24 mil eleitores que podem ter o título cancelado caso não justifiquem.

Eleitores brasileiros que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado, são 1.512.884. Para regularizar a situação, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro a 25 de abril portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

A partir de ontem, quarta-feira, 20 de fevereiro, a relação das inscrições passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção ?Serviços ao eleitor?.

Consequências

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Eleitores faltosos tem um mês para justificar, procure um cartório eleitoral - Imagem 1

Agência CNM, com informações do TSE

NOTÍCIAS PIAUÍ