Governo do Estado cria Rede Técnica de Gestão de Pessoas para tornar serviço público mais eficiente e educado.
No ultimo dia 7 de janeiro, o governador Wilson Martins (PSB) nomeou o médico veterinário Raimundo José Mendes Silva como superintendente da Escola de Governo do Estado do Piauí (Egepi),
Raimundo José é Fiscal Estadual Agropecuário da ADAPI, onde exercia o cargo de Diretor Técnico e teve uma atuação de destaque na consolidação das ações de defesa agropecuária no Piauí, que hoje é referência para os outros Estados no combate a febre aftosa.
A Escola de Governo foi criada em junho de 2003 com o objetivo de promover ações de capacitação para os servidores públicos estimulando-os a desenvolverem e praticarem uma cultura voltada para a qualidade no atendimento ao cidadão e o exercício eficiente do seu trabalho. Tem como missão, promover o fortalecimento da gestão, qualificação e valorização do serviço público, através de uma educação continuada de excelência direcionada às demandas do Estado.
Meio Norte - Como o senhor encara esse novo desafio?
Raimundo José - Ao receber o convite do Governador a princípio fiquei um pouco apreensivo pelo desafio, mas ao mesmo tempo gratificado, haja vista o importante papel dessa instituição, que tem diretriz referente à gestão ética eficiente e participativa , na perspectiva da valorização do servidor público estadual, principalmente quando se leva em conta que este servidor deixará o posto de simples usuário do serviço a partícipe ativo no planejamento e nas decisões, levando em conta o novo modelo de gestão.
Meio Norte - Quais ações iniciais para estruturação da Escola de Governo?
Raimundo José - Seguindo determinação do governador, a princípio fizemos um diagnostico da real situação da Escola e elencamos as prioridades . O primeiro passo foi a composição da equipe, e a estrutura técnica operacional necessária e isso foi disponibilizado pelo governador e secretário de Administração. Posteriormente observamos que a Escola por si só não seria capaz de permear por todas as instituições de governo, por isso optamos por criar uma Rede Técnica de Gestão de Qualificação de Pessoas que será composta por servidores, dois membros de cada órgão, oriundos das secretarias, autarquias institutos e empresas públicas. Dentre várias diretrizes, essa rede constitui-se em instrumento de integração, cooperação, comunicação eficaz entre a Escola de Governo e os demais órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual , além de garantir a operacionalização descentralizada das ações relacionadas à valorização do servidor público estadual. Outra ação imediata é a elaboração da disciplina normativa referente as ações da Escola e suas prerrogativas, que dará a devida segurança jurídica para execução de nossas ações. O apoio do secretário de Administração, Paulo Ivan, está sendo de suma importância para a formatação das normas da Egepi.
Meio Norte - Além dessas ações o que o senhor detecta como importante para a consolidação da Egepi?
Raimundo José -: Além dessas ações preliminares vemos como de suma importância o sistema de parcerias. Estamos iniciando uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, que ainda este ano oferecerá cursos de alto padrão para servidores públicos federais e estaduais, que irão estudar juntos tendo além do aprendizado a interação entre os serviços. Outra parceria será feita com alguns municípios através de cooperação técnica onde a Egepi ofertará cursos com a participação de servidores estaduais e municipais.
Meio Norte - Quando efetivamente as capacitações dos servidores irão iniciar?
Raimundo José - Estamos correndo contra o tempo, e esperamos que ainda nesse mês de fevereiro o governador faça o lançamento oficial do Programa de Qualificação do Servidor Público Estadual 2013, que contará com especializações, cursos de capacitação, ciclo de palestras e outros. O lançamento ocorrerá em evento solene com a presença de todos os dirigentes de órgãos que compõem as administrações direta e indireta do Estado, os agentes integrantes da rede, representantes de classe dos servidores, dentre outros, e se tudo prosseguir conforme nosso cronograma, em abril já queremos está com servidor em sala de aula.
Meio Norte - Além do programa de qualificação supracitado, irão ser realizados eventos que promovam a autoestima do servidor?
Raimundo José - O servidor é a razão principal de nossa atuação. Antes de respondermos propriamente sua pergunta, gostaríamos de comunicar que pretendermos no segundo semestre capacitar dependentes de servidores. Tem um dito popular " Quem faz aos filhos, adoça a boca aos pais". Iremos ofertar algumas turmas específicas aos filhos de servidores. O dependente para se inscrever no respectivo curso ofertado precisa ser maior de 16 anos, está matriculado em escola pública, ter freqüência escolar acima de 90% e média escolar acima de 8,0 pontos. Os critérios de classificação serão apresentados em momento oportuno. Tudo isso será disciplinado normativamente em legislações pertinentes. Trabalharemos também com as instituições parceiras a inclusão desse jovem no mercado de trabalho através de programas de oportunidades específicos.
Um evento que também pretendemos trabalhar ainda este ano é a "semana do servidor" que tem como principal objetivo a valorização dos Servidores Públicos Estaduais, através da realização de atividades culturais, esportivas e de lazer.
Meio Norte ? O que o servidor público pode esperar da Egepi?.
Raimundo José - Minha mensagem é a do trabalho, dinamismo e disponibilidade, e garantir que a EGEPI faça parte da evolução do servidor público do Estado do Piauí, servidor este que sempre vem mostrando sua vocação para o trabalho, e que também é partícipe e testemunha do desenvolvimento sócio econômico do Piauí, através de um modelo de gestão com responsabilidade fiscal e administrativa, que cada dia tem a convicção de que não pode se desvencilhar de um choque de gestão, hoje tão necessário, e que tem na efetiva atuação do servidor público uma das opções para o sucesso.