Atendendo a solicitação feita pela ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) em Elesbão Veloso, a equipe de Controle da Raiva de Herbívoros esteve no município durante a semana à procura de animais transmissores da raiva, em especial o morcego Hematófago, mais conhecido como morcego vampiro. De acordo com o médico veterinário Wellington Luis e o técnico em agropecuária Joabe Neves o morcego vampiro transmite raiva tanto para outros animais quanto para seres humanos. Esses morcegos são encontrados em poços desativados, bueiros e grutas e é muito importante proteger os animais e principalmente, que o homem evite entrar nesses locais, afirmou Wellington Luis.
A região visitada pela equipe no município foi o Tabuleiro Comprido (Paraná). Foram apreendidos 4 morcegos vampiros e apenas um será levado para análise laboratorial, nos outros morcegos é aplicado uma pasta anticoagulante conhecida como pasta vampiricida, posteriormente, eles são soltos no mesmo local e devido ao hábito de lamberem uns aos outros para se higienizar, todos os morcegos da mesma região têm contato com a pasta vampiricida, causando o extermínio dos animais.
Nós que fazemos a ADAPI em Elesbão Veloso estamos atentos a estas questões. É muito importante que a população também fique atenta, pois se aparecer em sua região animais mortos com suspeita de raiva, entre em contato imediatamente com o escritório local da ADAPI ou com a USAV (Unidade de Saúde Animal e Vegetal), afirmou Cícero Barreto.
Morcego encontrado no município