Elesbão Veloso/PI

Funcionários da ADAPI local falam sobre vacinação contra Febre Aftosa


Atualizado em

Em participação no programa Eldorado News, da FM Eldorado, no último dia 11 de novembro, o veterinário Fábio Moura e o técnico Cícero Barreto ambos funcionários da ADAPI, esclareceram sobre a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que teve início no último dia 01 de novembro e prossegue até o dia 30.

Cícero Barreto pediu mobilização por parte dos criadores de bovinos do município e informou que as vacinas já estão disponíveis nas casas agropecuárias da cidade. Na entrevista Cícero Barreto, informou que o Piauí hoje é zona livre com vacinação, recebeu certificado da organização internacional de saúde animal dizendo que o Piauí é zona livre com vacinação.

Questionado sobre a importância da campanha de vacinação, o veterinário Fábio Moura, informou que a vacinação é uma campanha de caráter mundial, que para o Brasil exporta hoje, precisa ser um país Livre de Aftosa. 

- É um vírus de inseminação rápida morbidade muito baixa, mas que causa muito prejuízo a pecuária.- Falou Fábio.

O veterinário informou que a vacinação é obrigatória e passível de multa para quem deixa de fazer, e o prejuízo é de perda econômica é um vírus que se entrar aqui tem uma morbidade muito grande, pois pega no rebanho todo, e ai o Brasil deixará de exportar.

Segundo Cícero Barreto, o calendário é determinado pelo Ministério da Agricultura e que a validade da vacina é de apenas seis meses. Ou seja, tem que vacinar a cada seis meses. Recentemente o Ministério da Agricultura, adequou a vacinação no mesmo período para todos os estados. Se o certificado estiver vencido não passa no posto fiscal.

- Elesbão Veloso, já enviou gado este ano para o Maranhão, e uma exposição em Codó, foi gado de Elesbão Veloso, e também vem muito gado do Maranhão do Rio Grande do Norte, mas muita gente não sabe. E esse gado precisa estar imunizado, o produtor precisa ter o documento. O importante é a documentação. - Falou Cícero Barreto

- Hoje tudo é no sistema, não tem mais como ajeitar, dar aquele jeitinho brasileiro, porque após o sistema do ministério fechar, não tem mais como certificar, nem que eu coloque minha senha. - Afirmou Cícero Barreto.

Para o veterinário Fábio Moura, o aumento recente do preço da carne é motivado por estados vizinhos como Maranhão e Bahia poderem estar exportando sua carne, por isso influenciou esse preço.

A campanha segue até o final desse mês de novembro, dia 30, e a certificação vai até o dia 15 de dezembro.

Questionado sobre a quantidade de gado no município, o veterinário Fábio Moura, revelou que hoje Elesbão conta com pouco mais de 22 mil cabeças de gado e que é uma das maiores do Piauí. 

"Se não é a maior, anda muito perto de ser". Afirmou Fábio Moura.

 

Texto: elesbaonews.com

NOTÍCIAS PIAUÍ