Na última quarta-feira, dia 21/11, a Comissão Mista de Orçamento aprovou a Medida Provisória 583/12, que libera crédito no valor de R$ 676 milhões, do orçamento em vigor, para os municípios brasileiros que sofrem com a escassez de chuva, principalmente na região do semiárido do Nordeste.
De acordo com a MP, os recursos serão destinados ao Ministério da Integração Nacional, responsável pelas ações de defesa civil no País. A verba está destinada especificamente para a aquisição de alimentos, cestas básicas e abastecimento de água por meio de carros-pipa, por exemplo, bem como execução de programas como o Seguro Safra e Bolsa Estiagem.
"Os produtores precisam mais que um apoio agora no período da estiagem, vez que termina a estiagem, mas não termina o problema. É possível, a partir de financiamento, ter a recomposição, mas também há a necessidade de que isso seja subsidiado, considerando que duas ou cinco vacas eram a sustentação não apenas para o consumo da família, mas também para a comercialização", informou através de sua assessoria.
Vale ressaltar que Elesbão Veloso vem sofrendo os efeitos da seca e deve ser um dos municípios a ser contemplado com essa ação do Governo Federal.
Foto: elesbaonews.com