Depois de quatro anos em pleno funcionamento, o Telecentro Comunitário de Elesbão Veloso, permanece fechado a mais de seis meses, e isso vem atrapalhando a vida de centenas de estudantes, em sua maioria da EAD.
O Telecentro de Elesbão Veloso que fica situado à Rua Francisco Leite Pereira, em um prédio anexo a biblioteca pública municipal ?Chico Chaves? no centro da cidade. O Telecentro funcionava diariamente de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. No espaço, eram oferecidos cursos de informática básica, curso de internet, inscrições em concursos, acesso as redes sociais, dentre outros serviços de informática. Cerca de cem usuários em média utilizavam o telecentro por dia.
Ainda hoje as pessoas (usuários/estudantes) me perguntam quando o telecentro vai abrir, e se vai abrir. Relata o professor Jorge Lailson, ex instrutor do telecentro.
Telecentros Comunitários são espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
O objetivo principal dos Telecentros é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.
Telecentro encontra-se de portas fechadas desde janeiro de 2013. Foi um semestre inteiro de prejuízo a toda comunidade elesbonense.