O Município de Francinópolis buscou junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE recursos para construção de duas novas escolas para rede municipal de ensino. Essas duas escolas que serão construídas, substituirão prédios já antigos, cuja estrutura não fornecem um espaço adequado para diversas atividades que precisam ser realizadas com os educandos.
A Prefeita Socorro Bandeira já assinou os Termos de Compromisso enviados pelo MEC/FNDE. Serão construídas uma creche no povoado Malhada Vermelha e uma Unidade Escolar para o ensino fundamental nas mediações dos bairros Águas Belas e Morro da Esperança.
Para a construção das escolas o município está adquirindo dois terrenos. O terreno onde será construído a creche já teve a autorização do Poder Legislativo para ser efetuado sua compra. Já estamos finalizando a avaliação do segundo terreno para construção da outra escola que terá uma área bem maior que a creche.
Com a construção dessas duas escolas teremos uma melhor distribuição populacional de alunos, ou seja, as matrículas serão ofertadas se acordo com a residência do alunos, e não aleatoriamente ou por escolha dos pais, como até hoje foi feito.
A ideia é que as salas de aulas tenham a quantidade mínima de alunos para que seu ensino- aprendizado não seja prejudicado. E que as demais escolas não excedam seu número de matrículas permitido e viável para o bom atendimento.
Com isso, pretendemos acabar com as salas de aula improvisadas, onde hoje, funcionam algumas turmas do ensino fundamental, como acontece com a Unidade Escolar Municipal Antônio Xavier, que atende hoje um número de alunos superior a sua capacidade. Esse problema da deficiência na quantidade de salas para atender a demanda, se agravou com a implantação do Programa Mais Educação, onde temos que atender os alunos de um turno, com um segundo turno para atividades diversas. O Governo Federal concebeu o Programa, mas não fornece as condições financeiras necessárias e, principalmente, estruturais para implantá-lo a contento.
A Secretária de Educação do Município sempre esteve aberta a sugestões e críticas, sendo certo que essa interatividade com a Comunidade sempre pautou o proceder da mesma, que tem planejado a melhor forma de desenvolver a educação municipal, proporcionando um ambiente educacional saudável para educadores e educandos, almejando uma educação de qualidade.
Prezamos sempre pela boa educação e pelo bem estar dos alunos, mas os recursos são escassos. Mas, onde houver oportunidades para melhorar ainda mais a nossa estrutura educacional buscaremos. Não estamos “deitados em berço esplendido”, estamos indo a luta por melhores condições de vida, educação e saúde para nossos munícipes. E sempre lutamos por buscar mais integração dos pais com a escola, mais compromisso por parte dos professores com a educação, das crianças com a aprendizagem, para que no futuro eles sejam capazes de serem adultos responsáveis, conscientes e idealizadores. E que não se deixem levar por qualquer um, que lhes vendam mentiras e distorçam fatos.