A Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações divulgou nesta última segunda-feira a lista dos municípios aprovados para a fase piloto do projeto Cidades Digitais. O projeto-piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população.
Essa é uma conquista graças a um trabalho que foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Inhuma. A Prefeitura aderiu à proposta e posteriormente elaborou um Projeto, que agora foi aprovado pelo Governo Federal.
Inhuma está de parabéns por ser escolhida para a implantação do projeto piloto Cidades Digitais. Os benefícios são inúmeros; informatização de todos os órgãos municipais, melhora no intercambio de comunicações via on-line entre os servidores da zona rural e urbana, construção de um tele-centro que vai funcionar como fonte de pesquisas e outros.
SOBRE A INSTALAÇÃO
A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, serão as responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal. As empresas operarão a rede por seis meses e, por três anos, darão garantia de funcionamento da infraestrutura implantada. A avaliação, aceitação e certificação da rede serão realizadas pelo Inmetro. A infraestrutura básica e os aplicativos poderão ser expandidos, posteriormente, inclusive com financiamento do BNDES.