Ainda na serie de Conferências Municipais, desta vez foi a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
O Evento ocorreu no Auditório Cida Beija no prédio da Secretaria Municipal de Educação, o Professor Édson Mendes abriu a II Conferência lendo o porque é realizado as conferências é positivado nos órgãos de relevância mundial, nacional, estadual e municipal a segurança alimentar e nutricional como direito humano intrínseco ao aspecto civil, social, cultural, político, econômico e histórico de forma que se volte à dignidade e torna o individuo como ser de direito, ser cidadão. Com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Rêgo, a Chefe de Gabinete Marcia Maria Santana, o Presidente da Câmara Municipal João Batista Santos, o Vice-Presidente da Câmara Vereador Josenias Fernandes, a Vereadora Maria Dolores, a Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Cleudiana Pereira dos Santos, o Secretário Municipal de Cultura Derisvaldo Xavier e a Secretária Municipal de Saúde Maria Valdete Lima.
A maior parte dos participantes eram de profissionais que trabalham com alimentação na rede municipal de educação, estudantes e a representantes da sociedade civil organizada.
O Corpo Municipal de Balé realizou a coreografia “movimento” realizando a apresentação cultural abrindo a II Conferência.
A Palestra Magna foi facilitada por Maria Ednalva Costa Silva, Licenciada em Letra pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Pós Graduada em Gestão Social - Politica Públicas – Saúde e Assistência Social, Supervisora de Educação da Escola de Formação Paulo de Tarso, com o tema: “Comida de Verdade no Campo e Na Cidade, por Direitos e Soberania Alimentar”. Foi uma palestra que fez muitas provocações com relação ao papel das Secretarias Municipais de Agricultura para a produção de alimentos mais saudáveis.
Continuando a programação foi realizado um momento saúde onde o Professor Édson Mendes realizou exercícios de alongamento e respiração com os presentes.
Na sequência da Conferência foram iniciadas as palestras sobre os eixos temáticos.
O primeiro eixo temático foi: Comida de Verdade, avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar que foi explanada pela Nutricionista Laís Átara Rodrigues Miranda.
O segundo eixo, por sua vez intitulado: Dinâmicas em curso, escolhas e estratégicas, alcances da Política Pública e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional explanado pela Nutricionista Samyra Gomes de Moura da Secretaria Municipal de Saúde.
O terceiro e último eixo intitulado: Cultura alimentar tradicional dos povos e comunidade tradicionais, produção, beneficiamento, acesso, transporte, racismo e criminalização que foi apresentado pela Nutricionista Luciana Rocha de Moura da Secretaria Municipal de Educação.
Logo após o almoço, foi realizado a elaboração das propostas de estratégias de cada grupo de discursão para implementação dos três eixos em nosso município.
Na plenária final foram apresentadas e discutidas as propostas e consequentemente a aprovação delas, foram escolhidos os representantes para a Conferência Estadual e finalizando foram entregues os certificados de participação à todos.