Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26/11), aconteceu no auditório do Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), a abertura do I Seminário Estadual de Interlocução em Educação Ambiental e Saúde, com o tema “Educação Ambiental: qualidade de vida e suas múltiplas dimensões”. A solenidade é também outorga do Selo ODM PIAUÍ e do certificado de reconhecimento a mais de 40 organizações governamentais, não governamentais e empresas pelas ações em prol do alcance das 8 Metas do Milênio (ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) das Nações Unidas no Piauí.
Metas do Milênio da ONU
1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação básica de qualidade para todos;
3. Igualdade entre os sexo e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a AIDS e outras doenças;
7. Qualidade de vida e meio ambiente;
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
O evento, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e outras instituições dos mais variados ramos de atividade, tem como objetivo retomar o debate sobre a Saúde da população e a influência dos múltiplos fatores ambientais. O Prefeito Dr. Zé Maria acompanhado do Coordenador de Programas Sociais Willian Mendes da SMAS de Ipiranga do Piauí.
A Rede dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Piauí, em conjunto com a Secretaria de Governo da Presidência da República (SG/PR), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) e demais integrantes da Rede ODS Piauí premiaram as 23 instituições no Piauí que atingiram as metas.
A Cidade de Ipiranga recebeu o Selo pelos Projetos: Projeto Lixo Empreendedor – ODM 7, Projeto Vida ODM 3,4,5,6 e 7, Programa Rumo ao Ensino Profissionalizante e Superior em Ação (PREPS) – ODM Todos.
Segundo o Prefeito Dr. Zé Maria frisou que “ essa certificação só vem comprovar que a maneira como administramos a Cidade de Ipiranga está no caminho certo” . Pois essas premiações são por causa da melhoria da qualidade de vida dos Ipiranguenses.