Ciclismo traz benefícios para sistema cardiorrespiratório e pode funcionar como "ginástica localizada"
É comum ouvir que quem aprende uma vez a andar de bicicleta não se esquece mais. Pois essa prática tão facilmente "memorizada" pelo organismo é um dos esportes mais completos. Além de trazer inúmeros benefícios para o sistema cardiorrespiratório, conta com uma grande vantagem em relação a outras modalidades não aquáticas: não tem impacto, evitando lesões nas pernas e nos pés.
Pensando nisto a Coordenadora do Programa 2 Tempo Alexandra Silva realizou na segunda-feira (10/02) uma programou uma atividade com ciclismo com os alunos que participam do Projeto.
Na parte da manhã a Monitora Jucielma Gonçalves mais a coordenadora de núcleo Francisca Maria e a Técnica Administrativa Ronaira Avelino acompanharam de perto os alunos, já na parte da tarde o Coordenador de núcleo Francisco Madeira e a Monitora Gisele Bezerra.
A Coordenadora Alexandra Silva que acompanhou os dois turnos ficou satisfeita com a grande participação dos alunos.
"Do ponto de vista de demanda dos grandes grupos musculares, ciclismo e natação são os dois melhores esportes", sentencia o professor Édson Mendes "A bicicleta exige mais das pernas, por causa do movimento contínuo", admite. Mas músculos do braço, tórax, peitoral e dorso também são ativados para garantir a sustentação e o equilíbrio do corpo nas diferentes situações (subida, descida, curva inclinada etc.)e que a prática constante aumenta muito a qualidade de vida do praticante de ciclismo.