O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Probem realizaram na manhã de segunda-feira (19) a certificação de alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, professores e escolas de municípios da região de Picos. O momento faz parte de uma das ações do Programa Palavra de Criança, que visa a alfabetização na idade certa.
A solenidade aconteceu na Associação Comercial de Picos. Além da Cidade Modelo, foram certificados os municípios de Inhuma, Ipiranga, São João da Cana Brava, Bela Vista do Piauí, Santana do Piauí, Pio IX, Padre Marcos, Santa Rosa. Ao todo serão certificados cerca de 2.600 crianças.
A cidade de Ipiranga foi representada pelo Prefeito de Ipiranga Dr. Zé Maria acompanhado da Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Rego e da Secretária Municipal de Educação Lecy Ramos e a diretora da Escola Santa Catarina Natanilde Sousa mais professores e alunos que foram receber seus certificados.
O prefeito Dr.Zé Maria disse em seu discurso que uma boa educação básica é essencial para o futuro dos alunos é que programas como O Palavra de Criança são de suma importância para os municípios que tem hoje a tarefa de trabalhar o ensino básico.
Durante a solenidade foi apresentada a peça teatral "Palavra de Criança", que retrata a história real da menina Keliane de Maranguape (CE), que escreveu uma carta as autoridades do estado solicitando melhorias na educação. De onde surgiu o apoio do Unicef ao projeto Palavra Criança. A peça foi encenada pelo grupo de teatro Orion de Picos.
Após a apresentação foram lidas as cartas de 9 alunos que representaram os municípios que foram certificados, onde os alunos agradeciam o desenvolvimento do projeto em suas cidades e ainda sugeriam melhorias para os mesmos.
A estudante Keyla Gonçalves Vieira 09 anos da Escola Municipal Santa Catarina em Ipiranga do Piauí, que recebeu certificado e leu sua cartinha, disse que aprendeu a ler rapidinho. "Não tive nenhuma dificuldade, gosto de ler, escrever e fazer minhas tarefas, é muito bom aprender".
De acordo com o representante do Unicef no Piauí, Rui Aguiar, a alfabetização dessas crianças na idade certa é uma grande vitória. "Em apenas um ano tivemos um excelente resultado. Agora em 2013, 180 municípios aderiram ao programa. Pretendemos conseguir a adesão dos 224 municípios em 2014", disse Rui.
O projeto desenvolve-se a partir de um diagnóstico inicial com alunos do segundo ano, utilizando-se os testes da Provinha Brasil. Esta avaliação revela o nível de desenvolvimento da escrita de cada aluno e turma e, a partir de seus resultados, planejam-se ações que alcancem os alunos nas suas principais dificuldades.
Assim, a avaliação como forma de controle e intervenção do processo de ensino e aprendizagem realiza-se na entrada como diagnóstica e ao final do percurso do aluno no terceiro ano, como forma de medir o nível de seu desenvolvimento ao término do ano letivo, culminando com a sua certificação com o selo do Fundo das Nações para a Infância (UNICEF), instituição parceira e mantenedora do Programa do processo de alfabetização.