No dia 18 de maio de 1973, em Vitória no Estado do Espírito Santo, a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli".
Infelizmente, o "caso Araceli" foi apenas mais um, dentre tantos que acontecem em nosso dia-a-dia, manchando a sociedade brasileira, através desta cruel forma de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. No Brasil, a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes tem se manifestado através do abuso intra e extra familiar e da exploração sexual comercial, tornando-se cada vez mais evidente.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00. E, tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, o movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conjunto com o governo federal, vem assumindo a organização de atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em Ipiranga do Piauí o Conselho Tutelar trabalhou muito sobre está temática, com palestras, rodas de conversas principalmente nas Escola da Cidade de Ipiranga. Aconteceu também na segunda-feira (16/05) o Programa IP Notícias onde a Coordenadora do Conselho Tutelar Cleudiana Pereira dos Santos e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Valdemar Marinho de Sousa foram os entrevistados e puderam explanar sobre as atividades do Conselho Tutelar, as dificuldades e os problemas enfrentados na nossa cidade.
A programação culminou com uma roda de conversa com alunos, professores, representantes da sociedade civil organizada e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselheiros Tutelares, o Prefeito Dr. Zé Maria, a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Lopes, o Promotor de Justiça da Comarca de Ipiranga Antônio César Gonçalves Barbosa, o Presidente da Câmara Municipal João Batista dos Santos, a Secretária Municipal de Educação Lecy Pinheiro Ramos, o Secretário Adjunto de Saúde Gilvá Ramos.
A Mesa de Honra ainda teve a Assistente Social Socorro Leite, a Psicóloga Gabriela Marinho Rocha e a Psicopedagoga Maria de Lourdes Rufino Leal.
O Presidente do CMDCA Valdemar Marinho de Sousa abriu a reunião falando da importância de ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescente.
O Presidente da Câmara João Batista dos Santos, chamou a atenção dos casos acontecidos em nossa cidade e pediu que a população procure prestar mais atenção na mudança de comportamento das crianças.
A Coordenadora do Conselho Tutelar Cleudiana Pereira dos Santos na sua fala falou do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar em Ipiranga do Piauí e do total apoio que vem recebendo do Poder Público Municipal e que ela e suas colegas estão à disposição da população e denúncias podem ser feitas através do disk-denúncia 123 ou pelo 3440-1011 “garantimos sigilo total” disse ela.
O Grupo “Cutucamente” apresentou uma peça com tema “Faça Bonito” que retratou o abuso sofrido por crianças e adolescentes.
A Psicopegoga Maria de Lourdes Rufino Leal realizou uma palestra sobre os efeitos dos abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes.
Logo após a Psicóloga Gabriela Marinho Rocha também falou de abusos e os efeitos na vida de Crianças e adolescente.
O Promotor de Justiça da Comarca de Ipiranga do Piauí Antônio César Gonçalves Barbosa falou das consequências jurídicas dos atos de abusos contra crianças e adolescente, ele também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar.
A Assistente Social Socorro destacou o papel da família na proteção das crianças e dos adolescentes e que se todos fizessem sua parte os casos de abusos e mal tratos não aconteceriam com muita frequência.
A Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Lopes parabenizou a todos pelo evento e disse que a secretaria de assistência social está apoiando firmemente as ações do conselho tutelar de Ipiranga do Piauí.
O Prefeito Dr. José dos Santos Rêgo na sua fala parabenizou à todos pelo evento e que sempre está à disposição do Conselho Tutelar de Ipiranga e que desde de o início de sua administração tem lutado pela melhoria do trabalho dos conselheiros tutelares, e que hoje os conselheiros tutelares têm um veículo para realizarem as visitas das famílias que precisem da ajuda do CT de Ipiranga, esse veículo é mais uma conquista da sua administração.
Encerrando o evento foi servido um coquetel aos presentes ao evento.