O Grupamento de Polícia Militar de Ipiranga (GPM-Ipiranga) realizou na noite de ontem (11/04) com apoio do Batalhão de Valença na pessoa do Subcomandante do Batalhão Ten. Gomes, Sargento Nogueira, Aluno CFC Franciel, foram abordados motociclistas e motoristas para averiguação de documentos, a incidência maior foram de menores conduzindo motocicletas, todos os menores abordados tiveram suas motocicletas apreendidas e levadas para o GPM de Ipiranga e de lá encaminhadas para a Delegacia Regional de Inhuma onde foram tomadas as devidas providências.
Foram também algumas motociclistas que estavam causando desordem pública.
O Grupamento de Polícia Militar de Ipiranga,está sob o comando do Cabo F.Silva e teve também o apoio do Cabo Mateus, dos soldados Meireles e Elielton.
Segundo o Cabo PM F.Silva as blitz educativas irão está acontecendo com mais frequência em nossa cidade, ele pede o apoio dos pais para que não entreguem seus veículos para menores de idade, pois todo menor que pego dirigindo os pais serão responsabilizados perante a lei.
O Ministério Público através do Promotor de Justiça Dr. Raimundo Junior está apoiando essas ações do GPM de Ipiranga.
A entrega de veículo a menor de idade (que, portanto, não é habilitado) constitui tanto infração administrativa, quanto crime de trânsito, previstos, respectivamente, nos artigos 163 e 310 do Código de Trânsito Brasileiro. Tais dispositivos legais aplicam-se ao proprietário do veículo (ou à pessoa que tem responsabilidade sobre ele), independente das penas cominadas à conduta do motorista. As consequências administrativas são a multa de R$ 574,62 e apreensão do veículo, enquanto que, criminalmente, o CTB estabelece detenção, de seis meses a um ano.