No dia de ontem (19/12) no Auditório da Universidade Federal do Piauí em Picos foi palco para I Seminário de Alfabetizadores do Vale do Guaribas do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o evento contou com a presença de 15 cidades que compõem o Vale do Guaribas e mais a cidade de Ipiranga que foi como convidada.
O Pe. Walmir Lima abriu o evento e ressaltou a importância do comprometimento de todos para o sucesso do pacto. ?Esse é um compromisso que deve ser cumprido por toda nação brasileira. O PNAIC é um trabalho que com certeza fará a diferença na educação do nosso país, porém, não devemos esperar resultados imediatos, afinal faz parte de um ciclo e a dedicação de professores, gestores, famílias é necessária para concretizarmos a proposta do pacto?. O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa ? PNAIC é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal e busca assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Logo após a abertura a cidade de Ipiranga começou sua participação no Seminário com apresentação da Escola Municipal de Dança que encantou a todos, estavam presentes a Secretária Lecy Ramos, a Coordenadora em Ipiranga Aurisdete Rocha e da Orientadora Maria Francimar Sousa, e as professoras alfabetizadoras da cidade de Ipiranga.
A Professora Ana Patrícia Gonçalves falou um pouco do desafio que o Pacto proporcionou à todos para que se alcançassem os objetivos de alfabetizar na idade certa.
Houve apresentações de comediantes locais para descontrair a plateia.
A Professora Maria Cézar também fez uma palestra com o tema ?Educação Compromisso de Todos? onde abordou em geral a alfabetização desafios, perspectivas e caminhos que levam a um comprometimento de todos.
O município de Bocaina e Ipiranga foram os únicos a apresentarem um resumo das ações realizadas no respectivos municípios, logo após essas apresentações foi feita uma parada para almoço com o compromisso de retornarem para os restantes das apresentações, mais devido à falta de energia e a forte chuva que caía na tarde em Picos não puderam continuar as apresentações e foi dado por encerado o evento.
A cerimônia foi dirigida pelas competentes Edivânia Barros Lima e Virlândia Luz da Secretaria Municipal de Educação de Picos.