Aconteceu na tarde de ontem (10/09) na Unidade Escolar Manoel Ribeiro, a reunião de apresentação do Pelotão Mirim do 4° Batalhão de Polícia Militar sediado em Picos, estiveram presentes na solenidade o Comandante do 4° BPM Coronel Edwaldo Viana, o Coordenador do Pelotão Mirim Cabo G. Gonçalves, O Prefeito Dr. Zé Maria, a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Rêgo, o Cabo César Comandante do GPM de Ipiranga do Piauí, o Policial Militar Elielton, além de Conselheiros Tutelares e membros da sociedade civil organizada.
A reunião começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e de Ipiranga com a participação da Fanfarra da Escola Municipal Santa Catarina comandada pelo Maestro Alex Batera.
Começando as falas das autoridades a Secretária Maria Bernadete deu as boas-vindas e passou a palavra para o Cel. Viana que fez um discurso direto e objetivo mostrando o que é o Pelotão Mirim, como funciona e quais as condições que são necessárias para que se possa frequentar as aulas do Pelotão Mirim, falou das responsabilidades de cada um na formação de cidadãos de bem, ele elogiou a atitude do gestor municipal que foi em busca da parceria que envolvem a criação do pelotão mirim de cada cidade, destacou também a organização que se encontra a cidade de Ipiranga e se surpreendeu com a grande procura dos moradores em inscrever seus filhos no Programa Pelotão Mirim.
De acordo com Cel. Viana, Comandante do 4º BPM (Picos-PI), o Pelotão Mirim tem como objetivo favorecer o desenvolvimento socioeducacional da criança e do adolescente tendo em vista a promoção do bem estar social, moral, cívico e educacional para o exercício pleno da cidadania. “É um programa de disciplina. O pelotão Mirim visa resgatar em nossas crianças e adolescentes àquilo que a família tradicional sempre praticou, o bom dia, com licença e o por favor tão esquecidos nos dias atuais”, declarou Cel. Viana.
O Cabo G Gonçalves Coordenador do Projeto Pelotão Mirim, fez uma explanação como será o funcionamento do Pelotão Mirim, e sua área de atuação junto aos alunos e quais as exigências e normas para que cada aluno terá que se submeter para ter sua participação como aluno do Pelotão Mirim.
Nesse primeiro momento estão inscritas 116 crianças e adolescentes sendo que quase 100% são alunos da Cidade de Ipiranga, o projeto tem a intenção de ampliar o número de participantes e isto irá depender do interesse da população. O Programa Pelotão Mirim é uma parceria do Governo do Estado através da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Ipiranga através da Secretaria Municipal de Assistência Social. As inscrições foram realizadas na sede da própria secretaria e o critério foi a ordem das inscrições.
As aulas serão aos sábados pela manhã e todo aluno que faltar a 3 aulas consecutivas e não justificar será automaticamente substituído por outro da lista de espera. Segundo a Secretária Maria Bernadete o programa terá todo suporte necessário para seu pleno funcionamento