O governador Wilson Martins e prefeitos da região de Picos entregam nesta terça-feira, 1º de abril, o Centro de Assistência Médica (CAMPI) à população. O evento que marca a inauguração do CAMPI, conhecido popularmente como Policlínica de Picos, está marcado para as 17 horas.
A abertura do Centro de Assistência Médica de Picos só é possível através de um grande esforço da parceria entre Governo do Piauí, Prefeitura de Picos e a Associação ProBrasil, que angariou recursos do Hospital de Trauma de Belim ? UKB, da Alemanha, para sua construção. A diretoria e o conselho administrativo do CAMPI estão buscando mais parcerias para que a previsão inicial de atendimento, que é de mil pacientes por mês, seja rapidamente ampliada.
?Inicialmente atenderemos a população com as especialidades de urologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, radiologia e cirurgia geral, através da Central de Marcação do Sistema Único de Saúde (SUS)?, explica a doutora Milena Leal, diretora geral do CAMPI.
Milena Leal destaca ainda que o Centro terá atendimento 100% gratuito e que será realizada uma contratação emergencial de profissionais para sua abertura imediata. ?Temos o apoio incondicional do governador Wilson Martins e do prefeito de Picos, Kleber Eulálio, para colocarmos o Centro de Assistência Médica de Picos em funcionamento, além do empenho da ex-secretária de saúde de Picos, deputada Belê e da atual comandante da pasta, Ana Eulálio. Estamos também preparando uma seleção pública para contratação de técnicos de enfermagem, radiologia, digitadores, recepcionistas e dos especialistas?, completa a diretora.
Uma parceria para saúde da região de Picos
A macrorregião de Picos é a segunda maior do Piauí. O projeto da implementação de uma Policlínica é, portanto, de grande importância para atender as necessidades de cerca de 443.000 habitantes dos 60 municípios da macrorregião. Nos últimos anos a Associação ProBrasil vem se articulando com os governos estadual e municipal no processo da preparação deste projeto, com a participação de vários parceiros como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
O Centro de Assistência Médica de Picos funcionará como ambulatório, com a realização de consultas, exames e pequenas cirurgias eletivas. Os cidadãos dos pequenos municípios da região poderão marcar sua consulta nas secretarias de saúde de suas cidades e depois se dirigirem até o CAMPI para seu atendimento.