A Escola Liberato Vieira na Localidade Brejo da Fortaleza recebeu na quarta-feira (04/11) a visita de Professores da Cidade de Simões que vieram conhecer a experiência da Educação Contextualizada Com o Semiárido eles estavam acompanhados de Martha Barbosa que é Monitora Pedagógica do Programa Cisterna Nas Escolas e José Francisco Coordenador Técnico do Projeto Água Nas Escolas.
O Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.
O projeto abrange escolas dos nove estados do Semiárido (PE, PB, AL, SE, BA, CE, RN, PI e MG) que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal. Essa lista inclui as escolas localizadas em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, que devem ser priorizadas nas ações do Cisternas nas Escolas.
O Projeto Cisterna Nas Escolas está acontecendo no Piauí nos Municípios de Padre Marcos, Simões, Caridade, Jaicós, Massapê, Curral Novo, Betânia, Campinas e Jacobina.
É um projeto da ASA Brasil executado pela Cáritas Brasileira Regional Piauí.
Segundo José Francisco “ o Projeto garante o processo de formação junto aos Educadores na perspectiva da convivência com o Semiárido através da Educação Contextualizada”.
A equipe foi recebida por Reginalda Alves e Equipe Escolar, foi realizada uma “roda de conversa” onde os Professores visitantes puderam aprender sobre a Educação Contextualizada com o Semiárido e as mudanças benéficas que foram trazidas com esse tipo de Educação, onde a integração escola, alunos, comunidade, Poder Público (Prefeitura Municipal de Ipiranga), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) Através da Professora Maria Luiza de Cantalice e a Universidade Federal do Piauí através do Professor Dr. Elmo Lima tem alcançado excelentes resultados levando a Escola Municipal Liberato Vieira ser modelo para diversas Regiões do Semiárido Brasileiro.
A Professora Salomé Coelho notou o bom ambiente que cerca a Escola Liberato Vieira é que a Educação Contextualizada é realmente a saída para a educação na Zona Rural.
A Professora Ana Carla disse que o bom resultado alcançado na Escola e fruto das parcerias que a Escola tem feito entre alunos, pais, o Poder Público e Universidade Federal. Os Professores puderam conhecer a Horta e o Viveiro que a escola possuí e que recebe um tratamento todo especial por parte de todos.