As Acadêmicas do Curso Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do Piauí de Picos (UFPI), Zilma Carvalho, Alessandra Silva e Claudimar Paula, realizaram na Unidade Educacional Manoel Ribeiro, o Projeto “Quebrando o Silêncio com As Mãos”.
A turma escolhida foi a do 9° ano A, pois tem maior número de alunos atendimento educacional especializado.
O projeto foi muito bem aceito pelos alunos e pela direção da escola, apesar de não ter alunos surdos na sala escolhida, o emprenho foi grande por parte dos alunos que se dedicaram ao máximo devido o curto tempo do projeto.
Na culminância que aconteceu no dia de ontem (14/09) O Hino Nacional Brasileiro abriu a culminância e foi cantado em Libras, foram também apresentados vídeos, músicas em Libras, apresentações de conversas em dupla,danças e muita interação dos alunos da escola com os alunos convidados que são surdos e que já fizeram parte da sala de AEE da Unidade Escolar Manoel Ribeiro.
O projeto fez parte do estágio supervisionado das acadêmicas e teve como objetivo despertar o interesse e o gosto dos ouvintes pela Língua Brasileira de Sinas (Libras) e como forma de inclusão à sociedade os deficientes auditivos.
Quando a proposta das alunas foi apresentada a Diretora Velúsia Maciel, ela foi aceita de imediato, pois Velúsia acredita que através da escola é o melhor caminho para inclusão das pessoas com deficiência a sociedade. Participaram ainda da culminância do projeto alunos da Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rêgo.