Aconteceu na manhã de ontem (05/11) uma reunião com o Engenheiro Químico Antônio Sá da Secretaria Estadual de Saúde e também responsável pelo Vigiaágua,VigiaAr,VigiSolo,Vigidesastre ele veio acompanhado do responsável pelo Siságua no Estado do Piauí Afonso Claro
Estiveram presentes nessa reunião Diretores de Escolas, Secretários Municipais de Saúde Maria Valdete, de Obras Zé de Joel, de Educação Lecy Ramos, o Diretor do Hospital de Pequeno Porte (HPP) Gilvá Ramos, o Chefe do Departamento de Defesa Civil Paulo César Otaviano, a Vereadora Dolores(PSDB),O Chefe do Escritório da Agespisa Alvimar Carvalho de Moura Agentes Comunitários de Saúde, Funcionários responsáveis pelos poços municipais ,funcionários da Vigilância Sanitária Dra. Ana Cristina Teixeira Leal, Hamilton Rodrigues e Francisca Caminha, O chefe da EMATER Eng. Francisco Joanes.
O Engenheiro Químico Antônio Francisco Sá começou falando do processo químico usado pelas empresas fornecedoras de água e também do processo que todo morador pode fazer em sua residência.
Foram esclarecidas muitas dúvidas dos presentes na reunião como fazer a limpeza de caixa d´água, filtros e reservatório de águas.
Ele falou dos inúmeros casos de contaminação que existe em quase todas as cidades do Piauí.
Falou das técnicas de descontaminação e inclusive a que vai ser utilizada em Ipiranga do Piauí
Citou exemplo de câncer envolvendo á água, citou as caixas d´água de Amianto que já não mais fabricadas, porem existem algumas ainda em uso, pediu que se alguém notar em algum lugar elas, para serem substituídas imediatamente.
Ensinou como desinfetar reservatórios, cisternas, poços e cacimbões em residências.
Na quarta-feira ele irá realizar uma capacitação com os técnicos da Vigilância em Saúde para que o município possa contar com técnicos para fazer esse tipo de serviço e não precisa mais esperar por técnicos vindos de outro local.
Falou da problemática dos Carros pipas que ajudam a espalhar a contaminação transportando água contaminada ou contaminam a água quando é feito o transporte,pela falta de conhecimento sobre o tratamento da água.
A secretária Dra.Maria Valdete não tem medido esforços para resolver esse problema que atinge a cidade de Ipiranga,pois sem um água de qualidade não é possível a população ter uma boa saúde, pois grandes parte das doenças que afligem a população de Ipiranga é causada pela água de má qualidade.
Na parte da tarde o Engenheiro Antônio Sá Acompanhado da equipe da Vigilância Sanitária e do Chefe do escritório da Agespisa Alvimar Carvalho de Moura visitaram todos os poços da cidade de Ipiranga para poderem fazer um relatório completo da situação em que se encontram os poços que abastecem a população de Ipiranga.