A Secretaria Municipal de Assistência Social começou na manhã de hoje (21/10) o curso de bordado em Renda Renascença e estão participando as artesãs de Ipiranga e pessoas que possuem habilidades com as mãos a renda Renascença é muito usada em enxovais em artigos de cama, mesa e banho. A renda Renascença é uma técnica têxtil que teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, e foi introduzida no Brasil por freiras europeias. O bordado delicado difundiu-se por aqui pelas mãos das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração. Sendo introduzida em Ipiranga irá gerar mais renda e também servindo como uma ótima terapia ocupacional.
D.Bernadete Rego trouxe a irmã Maria Gomes Araújo Cearense radicada em Parnaíba para ministrar este curso que tem duração de 40 horas semanais e irá habilitar pessoas de nossa comunidade a desenvolver trabalhos nesse tipo de técnica.
Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social D.Bernadete Rego tem procurado alternativas para incrementar o artesanato local,seja através de cursos e oficinas sempre procurando parcerias entre os órgãos que tenham experiência no ramo de artesanato como SEBRAE que possuí uma gama muito grande de cursos e consultores capacitados para ministração em nossa cidade.
Recentemente Ipiranga foi destaque no dia do Piauí como Terra do Doce e do Artesanato num programa de alcance estadual onde foram apresentado obras feitas de fibras do Buriti que foram expostas no Casa Piauí Design.