A Secretaria Municipal de Educação realizou durante os 01 e 04 de agosto, III Encontro Pedagógico de 2017 com a presença do Prefeito Dr.Zé Maria, da Secretária Municipal de Assistência Social Professora Maria Bernadete Lopes.
A Secretária Municipal de Educação Francisca de Assis Lima abriu o encontro pedagógico dando boas-vindas a todos e agradeceu o chamamento dessa secretaria.
Na sua fala o Prefeito Dr. Zé Maria relembrou da época que construí o Núcleo de Educação ainda no ano de 1986 e das mudanças implementadas na educação municipal de Ipiranga, hoje o município é referência na educação principalmente na Infantil onde a Universidade Federal do Piauí (IFPI), regulamente realiza visitas com aluno curso de Pedagogia para conhecer as práticas realizadas no município, falou da recente reforma e ampliação do prédio e do Auditório Cida Beija que irá receber brevemente climatização tornando um dos prédios públicos mais modernos da cidade. O Chefe do Departamento Administrativo Hélio Cruz passou as informações gerais.
A Chefe do Departamento de Ensino Francisca Gomes na sua fala falou sobre diversos aspectos pedagógicos entre eles: Perfil do professor de jovens e adultos, a importância da formação continuada, devolução de provas aos alunos, atribuições do professor referente ao diário de classe, plano de aula.
A Coordenadora da educação infantil Dilza Barbosa comandou a formação à importância do letramento, a Coordenadora das series iniciais Francimar Sousa falou sobre planejamento e organização do trabalho pedagógico foi realizado a avaliação do plano de curso, a Professora Socorro Muniz Coordenadora das séries finais falou da da temática "Autonomia do Aluno e Autonomia do Professor" . E finalizando a formação “O atendimento educacional especializado na escola comum inclusiva” o objetivo orientar quanto ao funcionamento das salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado (AEE) e dar apoio ao professor na sala comum, foi aprofundado o conhecimento e atualizados as práticas pedagógicas dos professores, Sylvya Suzane Ribeiro Barbosa, com exposição dialogada, estudo de casos, exibição de vídeos, apresentação de tecnologias assistivas, oficina de objetos de aprendizagem e adequação nas atividades e avaliação, finalizando com socialização dos trabalhos.