A Quaresma e o Advento são tempos preparatórios para a celebração de uma grande festa. No caso do advento a Igreja prepara os seus fiéis para o Natal (nascimento de Jesus), e com a Quaresma somos envolvidos na expectativa da grande festa da Páscoa que será antecipada com a celebração de um Tríduo(quinta-feira santa, sexta-feira santa e sábado santo).
Nessa dinâmica de celebrar uma "grande festa", conforme o tempo vai passando e o dia festivo se aproximando, a Igreja vai se revestindo de sinais que sinalizam o grandioso dia. Podemos por exemplo recordar que dia 10 de março último a Igreja sugere que os sacerdotes se revistam se paramentos róseo(cor da alegria) em outras palavras esse gesto quer dizer: está perto, falta apenas mais um domingo para a Semana Santa.
Hoje, Sexta-feira, chamada de Passos de uma maneira mais solene a Igreja provoca os seus fiéis para uma grande Via-Sacra. Esta Via-Sacra costuma ser acompanhada com uma cruz ou as imagens de Jesus carregando a cruz e sua mãe Maria. Essa procissão é como que um "PRELÚDIO" que preara os corações para as celebrações chamadas "maiores" que começam com o Domingo de Ramos.
Veja que beleza! A sexta-feira de passos existe em função do Domingo de Páscoa. Relembrando os passos de Jesus somos todos convidados a nos próximos dias "intensificar" nosso relacionamento com Àquele que deu a Sua própria vida por nós. Veja Bem! Somos chamados a "intensificar" mas isso não quer dizer "exclusivisar", ou seja, viver a semana santa e depois desaparecer do meio da comunidade onde temos a oportunidade de estabelecer numa maneira "privilegiada" a relação com o nosso Senhor.
Façamos dessa Semana Santa um tempo oportuno para que fazendo o caminho da paixão cheguemos todos juntos à Pascoa! Uma Páscoa cheia de gestos externos mas que produza frutos internos também.
Segue a programação da Semana Santa. Todos somos convidados.
VOCÊ É CONVIDADO!