Na sexta-feira (21/08) a Cidade Ipiranga recebeu a visita de técnicos da empresa ENGEAGRO de Araripina Pernambuco. Coordenada pelo Engenheiro Agrônomo Maurício Lima, que também desempenha trabalhos junto à Secretaria Municipal de Agricultura de Araripina. A empresa é responsável pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) o motivo da visita foi conhecer a realidade do município de Ipiranga . Acompanhados do Secretário Municipal de Agricultura Francisco Alves e a Secretária Municipal de Saúde Dra. Maria Valdete eles realizaram algumas visitas no Bairro Boa Vista em algumas residências contempladas com banheiros sanitários na zona urbana e também, a comunidade Jardim e assentamento do Minas na zona rural foram conferir as casas construídas e constataram que nas localidades visitadas não existe mais as casas feitas de taipa.
O Programa Nacional de Habitação Rural( PNHR) foi criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. Ele abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes e usa recursos oriundos do OGU, que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma coletiva, por uma Entidade Organizadora (EO).
O valor das propostas/intervenções individuais é definido pela EO, para análise e aprovação pela equipe técnica da Caixa. Além disso, o programa tem ações em parceria com o Programa Cisternas, que faz parte das ações voltadas ao combate da pobreza rural e que visa a construção de cisternas para captação e armazenamento de Água de chuva nas propriedades rurais.
Destinação
O programa é destinado a pessoas físicas, trabalhadores rurais e agricultores familiares, desde que com renda familiar bruta anual máxima de R$ 15.000,00, considerado o valor total da renda rebatida indicada na DAP, no campo "Total" do item 6; e que comprovem seu enquadramento no PRONAF, mediante apresentação da DAP, em um dos seguintes grupos: "A – Beneficiários do PNCF e PNRA", "B", "C" ou "V".
São também beneficiários do Programa e se enquadram como agricultores familiares: pescadores artesanais, extrativistas, silvícolas, agricultores, arvicultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais.
Modalidades
São modalidades que se enquadram no programa: aquisição de Material de construção para construção, conclusão ou reforma/ampliação de Unidade Habitacional rural e de cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva em localidades com irregularidade de chuvas e secas recorrentes.