O SEBRAE ? Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas se reuniu nesta segunda-feira (03) em Esperantina com piscicultores da região norte do Piauí para discutir os problemas enfrentados no setor. Entre as pautas da reunião estava a criação de uma unidade de beneficiamento de peixe.
Participaram da reunião o gerente do escritório do Sebrae, Helder Freitas, o presidente do Centro Piauiense de Cultura Japonesa (CPCJ), Seiji Nakayama, o consultor do Sebrae, Patrócollo Silveira, e 40 produtores dos municípios de Esperantina, Luzilândia, Matias Olimpio, Madeiro, Joca Marques, Batalha e Porto.
O palestrante o Sr. Seiji Nakayama, atualmente presidente do CPCJ - Centro Piauiense de Cultura Japonesa foi convidado para fazer uma explanação acerca das possibilidades de financiamento do projeto. Seiji tem larga experiência em financiamento internacional e prontificou-se a ajudar o grupo no que estivesse ao seu alcance.
Luzilândia foi representado na reunião pelo coordenador de Aquicultura e Pesca do município Rogério Coriolano, que na ocasião frisou a importância da criação da cooperativa. ?Devemos criar uma cooperativa com representação das varias cidades envolvidas para dá transparência e segurança aos futuros cooperados?, frisou.
Nos próximos dias será convocada uma reunião com os interessados para discutir os primeiros passos para a implantação da unidade de beneficiamento do pescado.