Dentro da Programação de ações do Projeto Rondon, que desenvolve várias atividades em Luzilândia até o dia 31 de janeiro, foi realizada na tarde desta sexta-feira (24) na Câmara Municipal de Luzilândia a Palestra ?Como uma Deusa? que trouxe para as mulheres os cuidados e a importância da prevenção da saúde feminina. O objetivo é conscientizar o público a respeito de medidas preventivas sobre a saúde da mulher, e a importância de hábitos que contribuem para a qualidade de vida.
Com uma plateia participativa e em sua grande maioria de mulheres, os universitários Bruno Alvarez e Adriele Amorim discorreram sobre aspectos importantes para a qualidade de vida da mulher, como a importância de visitar o médico regularmente, alimentação balanceada e buscar o equilíbrio físico, mental e social. Temas como câncer de mama e do colo do útero, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, a importância dos exames preventivos como o Papanicolau, maternidade entre outros foram abordados e discutidos com os presentes.
Um tema delicado, mas que ainda é realidade na sociedade, a violência contra a mulher, também fez parte do debate. Na plateia alguns agentes de saúde colocaram sobre a dificuldade de tratar o tema com a própria vítima, que a maioria das vezes não quer denunciar seu agressor. Para a rondonista Adriele Amorim, apesar do assunto ser delicado, essa mulher precisa ser orientada e estimulada a denunciar. ? Se ela apanha não é porque ela quer, porque ela gosta, essa mulher a maioria das vezes pensa no filho, no que pode perder, tem medo de sofrer mais agressão, e as vezes elas desconhecem seus direitos?, disse.
A palestra ?Como uma Deusa? faz parte das atividades do Projeto Rondon voltadas para a área de saúde. A Prevenção da saúde do homem também foi tratada com a palestra ?Prevenido Viúvas? na ultima segunda-feira. A enfermeira Floriza Maria, que acompanha as atividades, informa que quem desejar assistir as palestras elas voltarão a acontecer na Câmara Municipal de acordo com o cronograma abaixo:
Dia: 29 ? às 17h ? Como uma Deusa
Dia: 31 ? às 15h ? Prevenindo Viúvas
O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio das Prefeituras que se interessam em dar suporte às ações de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar da população.