Foi realizada na manhã desta segunda-feira (20) na Colônia de Pescadores Z-12 a abertura do Projeto Rondon em Luzilândia. Os estudantes voluntários do Projeto chegaram à cidade no fim da tarde de domingo e foram recepcionados por uma comitiva formada pelo secretariado da prefeitura, por vários populares e pela Banda Municipal.
A Prefeitura deu todo apoio logístico para os 21 membros do Projeto que promove o desenvolvimento sustentável e o bem-estar em comunidades carentes do Brasil. No Piauí, o Projeto Rondon deu início a Operação ?Velho Monge? em 20 municípios, incluindo o Município de Luzilândia.
No lançamento, várias autoridades estiveram presentes e falaram da importância do Projeto Rondon para Luzilândia. ? É com grande satisfação que recebemos vocês, Luzilândia se sente lisonjeada em receber as ações que beneficie e busca o desenvolvimento social? disse a Prefeita Ema Flora.
Durante as ações serão feitas palestras e oficinas sobre os temas de Comunicação, Saúde, Lazer, Esporte, Educação, Meio Ambiente, Trabalho, Direitos Humanos e Justiça. Os estudantes atuarão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior disseminação dos conhecimentos.
O Projeto Rondon proporciona o intercâmbio dos futuros profissionais com uma realidade distinta daquela existente nos seus municípios de origem, oferecendo aos alunos oportunidades de crescimento pessoal e incremento da consciência cidadã. Contribui, também, para a solução dos problemas sociais da comunidade atendida, formulando políticas públicas locais, participativas e emancipadoras.
O Projeto Rondon, é coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio das Prefeituras que se interessam em dar suporte às ações de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar da população.