Em função da estiagem que atinge a Região Nordeste desde abril, o Ministério da Integração Nacional no combate a seca vai perfurar dois Poços Tubulares na zona rural do município de Massapê do Piauí.
A ação faz parte do Programa Água para Todos para atender os municípios afetados, além da perfuração do poço será construído um sistema simplificado de abastecimento de água nas comunidades beneficiados pela ação emergencial.
No município de Massapê serão beneficiadas as comunidades de Baixio do Cesário e Boa Vista, comunidades bastante escassas de água, hoje pela Manhã a município recebeu a visita do Sargento Araújo do Exercito Brasileiro que realizou uma vista in loco das comunidades para identificar a necessidade da ação do ministério.
Os recursos destinados pelo Ministério através do programa Água para Todos serão repassados diretamente aos municípios e preveem localização e perfuração de poços, tratamento, armazenamento e distribuição de água para comunidades rurais de baixa renda em áreas atingidas pela estiagem. Em contrapartida, as prefeituras deverão desenvolver um trabalho social com oficinas educativas de gestão da água, entre outras ações.
A meta do programa é investir pelo programa cerca de R$ 5 bilhões para universalizar o acesso à água para populações carentes, residentes em comunidades rurais.
O Programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).