Massapê do Piauí/PI

Massapê é credenciado pelo Ministério da Saúde e vai implantar o NASF2 no município

Com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento da saúde no Município de Massapê do Piauí, a Secretaria Municipal de Saúde vai implantar a partir deste mês de outubro o Núcleo de Assistência à Saúde da Família ? NASF2 no município.

O objetivo é ampliar a abrangência das ações de Atenção Básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da Atenção Básica. O NASF é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, devem atuar em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família - ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios das ESF.

Para implantação do NASF o município teve que passar por várias etapas, desde a elaboração de um projeto até a aprovação do Ministério da Saúde. O núcleo é um programa que vai dar suporte as três equipes de Estratégia de Saúde da Família que atuam nas unidades de saúde de Massapê, por meio de uma equipe multidisciplinar. A equipe será composta por Fonoaudiólogo, Psicólogo, Fisioterapeuta e Nutricionista que irão atender semanalmente no município.

Com apoio do NASF a saúde vai atingir um maior número de pessoas, por meio de ações coletivas que visam à prevenção, auto cuidado, controle de saúde, visitas domiciliares para avaliação e orientação de pacientes e famílias, e a aproximação das equipes e os moradores.

O NASF é dividido em nove áreas estratégicas de atuação, que abrangem atividades físicas/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

De acordo com a Secretária de Saúde, primeira dama, Verônica Cavalcante, a implantação do NASF possibilita a ampliação dos serviços ofertados hoje aos usuários da Atenção Básica. ?A equipe composta por profissionais de diferentes áreas vai atuar em conjunto com os profissionais que já atuam nas unidades de saúde, possibilitando o desenvolvimento de novas e diferentes ações que visam à promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos usuários.?, explicou.

NOTÍCIAS PIAUÍ