Os profissionais selecionados no Processo Seletivo, realizado no mês de março pela Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí através da Secretaria de Educação, participaram esta semana da capacitação do Programa Brasil Alfabetizado. Eles vão atuar como voluntários de alfabetizadores e coordenadores de turmas, no Plano Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos e Idosos, programa realizado em parceira com o Governo Federal.
A capacitação foi realizada durante três dias na Câmara Municipal de Massapê ministrada pela Professora Carleusa Leal com apoio da Gestora do programa no município a Professora Lucineide Carvalho. O encerramento aconteceu nesta tarde (06) com a disposição dos trabalhos realizados pelos alfabetizadores e coordenadores durante os três dias.
Foram selecionados 11 coordenadores sendo 1 na zona urbana e 10 na zona rural e 55 alfabetizadores, sendo 5 na zona urbana e 50 na zona rural distribuída por todas as regiões do município onde tiver alunos matriculados no programa.
Todos os alfabetizados já mobilização e formar turmas, cada uma com no mínimo sete alunos e no máximo vinte e cinco, e atuaram no programa por um período de oito meses, no mínimo 320 horas aulas.
Os alfabetizadores receberão serão remunerados através de bolsas concedidas no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, sendo um valor de R$ 400,00 para alfabetizador e R$ 600,00 para alfabetizador-coordenador com cinco turmas de alfabetização ativas.
O Programa Brasil Alfabetizado é considerado a porta de entrada para o ensino fundamental de jovens, adultos e idosos. É desenvolvido em todo território nacional, por meio da transferência de recursos financeiros, em caráter suplementar aos estados e municípios que aderem ao Programa, e por meio do pagamento de bolsas-benefícios a voluntários que atuam como professores de alfabetização e coordenadores de turmas.
Brasil Alfabetizado ? Criado em 2003 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%.