Monsenhor Gil/PI

Depois de caminhada romeiros dizem que é hora de agradecer


Atualizado em

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

 class=

Em uma das letras das músicas de Gilberto Gil diz: "andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá". É com esta fé que os romeiros há 21 anos fazem um percurso de ida e vinda à pé, partindo de Monsenhor Gil com destino a Santa Cruz dos Milagres.  

Gostaria que todos que nos ajudaram estivessem presentes na caminhada, na chegada em Santa Cruz ou na volta em Monsenhor Gil para podermos agradecer a cada um presencialmente e dizer o nosso muito obrigado em nome de todos, gente simples, povo humilde, de muita fé, mas que sabem agraĺdecer aos que nos ajudam nesta caminhada, afirma o presidente da APAMGIL Francinaldo Moraes. 

Compartilhamos com todos desta caminhada, os detalhes desde os primeiros passos atrás de patrocinadores, quem possa  nos ajudar neste caminhar de fé, e para nós e em nossas orações é como se estes colaboradores estivessem caminhando junto à nós. Aproveitamos este espaço e já agradecendo também pela oportunidade para dizer o nosso muito obrigado às seguintes pessoas:  Prefeito João Luiz,  Zé Noronha, vereador Eder Carvalho, vereadora Eliane Moura, vereador Flávio Henrique, Plantbem, Bradesco, fábrica Fortaleza, Pax Uniao, Distrimed, professor Nouga Cardoso Batista  (reitor Uespi), Dr. Paulo Henrique de Área Leão, Roberto Leão, Dra Eveline Nogueira, Antônio Alencar, deputados estaduais João Madison, Georgiano Neto, Janaína Marques e Júlio Arcoverde. Também o prefeito de Santa Cruz dos Milagres Dr. Wilney e prefeito de Santa Cruz Neguinho Barbosa, mas acima de tudo, romeiros, familiares e amigos. Tudo valeu à pena e que Santa Cruz os abençoe imensamente. 

A saída foi por volta das 01h da manhã do dia 21 de julho e chegada em Santa Cruz no dia 24 de julho as 08h da manhã O retomo a Monsenhor Gil deu-se com a saída de Santa Cruz as 01h da manhã no dia 26 e chegada em Monsenhor Gil no domingo as 9h. 172 pessoas participaram neste ano.

O prefeito João Luiz disse que sempre é uma nova emoção participar deste evento religioso, tanto que apoia o mesmo, antes de ser prefeito de Monsenhor Gil. "Ao longo destes anos temos marcado presença nesta caminhada dando apoio, antes como empresário e agora como prefeito da cidade. Sou testemunho da fé e luta de todos para que tudo ocorra na paz e na fé ", disse o prefeito. 

Aline Barradas e Edson da Conceição dizem que só quem entende toda esta fé e devoção são aqueles que compreendem o infinito amor de Jesus Cristo por seus filhos, pecadores, mas imensamente amado por ele. "Nos preparamos física e espiritualmente para esta caminhada. As vezes deixamos muitas coisas de lado para participar e não queremos rrc conhecimento, mas compreensão de todos, familiares , amigos e os demais que tomem conhecimento desta tradição de fé", finalizam eles. 

O município de Monsenhor Gil realiza todos os anos um evento que foca turismo religioso e que já se tornou tradicional que é organizado pela Associação dos Peregrinos Amigos. Trata-se Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança. A caminhada é realizada todos os anos no mês de julho, com percurso de 206 km de ida e volta em 09 dias de romaria com partida em frente a igreja Matriz do Menino Deus onde os peregrinos recebem as bênçãos do padre da igreja, antes da partida.

De acordo com a história, desde a propagação dos milagres da Santa Cruz, que os fiéis de Monsenhor Gil começaram a se reunir, esporadicamente, ainda em meados de 1940 para visitação do santuário de devoção. Alguns com a finalidade de agradecerem as graças alcançadas, outros para fazer pedidos e orações a divina Santa Cruz.

Com o objetivo de conservar e intensificar a tradição do povo de sua região, os romeiros Zé Noronha, Francinaldo Morais e Elpidio, em 1997 junto com um grupo de amigos que todos os anos se submetem a esse sacrifício, idealizaram a grande romaria de forma organizada e com todos os aparatos de segurança, que hoje reúne cerca de 200 pessoas.

Segundo os organizadores, o percurso e feito por trilhas e estrada vicinal. Além de dezenas de pessoas o evento conta também com dezenas de animais tipo jumentos para o transporte de mantimentos e víveres. Durante o percurso, várias atrações são realizadas, algumas culturais, religiosa e conscientização ecológica. O ambiente é ideal para descanso, lazer e confraternização, em meio espiritualidade e Fé cristã. 

NOTÍCIAS PIAUÍ