Neste domingo (1º de setembro) os alunos do Projeto Pelotão Mirim do município de Nossa Senhora dos Remédios, tiveram uma oficina com o Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar do Piauí, que tem a missão particular de executar o policiamento ostensivo geral montado no estado do Piauí, utilizando como meio de locomoção o cavalo a fim de satisfazer as necessidades basilares de segurança pública inerente a qualquer cidadão ou comunidade, atuando rotineiramente nos logradouros públicos.
O Projeto Pelotão Mirim foi criado em Nossa Senhora dos Remédios, a partir de uma ação iniciada pelo Tenente, Francisco Saboia Júnior, responsável pelo Grupo de Policiamento Militar (GPM) com objetivo de contribuir com as famílias, referente à disciplina e formação dos adolescentes e jovens do município e hoje atende 350 alunos de ambos os sexos.
A oficina foi ministrada pelo Tenente Roberto que apresentou de maneira simples os animais e objetos usados pelos mesmos, para que os alunos pudessem ter o contato com os animais e no final tiveram a oportunidade de montar nos animais.
Ana Luiza Lopes, aluna do projeto mostrou a satisfação em montar no cavalo. “Um sentimento de alegria e gratidão, primeiro por participar do Pelotão Mirim e hoje ter tido a oportunidade de andar em um dos animais da cavalaria, e com as instruções de um profissional a gente aprende mais e foi bem divertido”, frisou Ana Luiza.
Durante a oficina o idealizador do projeto, Tenente Saboia e o Prefeito Manoel Lázaro acompanharam os alunos. Em poucas palavras o prefeito municipal afirmou que vai continuar apoiando o Pelotão Mirim, que segundo ele, é um dos projetos social mais importante nesta gestão.