Consolidada como um dos principais encontros literários do Piauí, a Feira Literária de Oeiras – FLOR chega, este ano, à sua 11ª edição, formando alunos leitores e celebrando a obra das escritoras, Penélope Martins e Heloisa Pires Lima. As obras das duas autoras foram alvo de estudos e trabalhos durante todo o ano letivo nas escolas municipais, urbanas e rurais, estimulando o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes.
Vitrine para a produção artística e literária dos alunos e alunas da rede municipal de ensino, a FLOR, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, é o ponto alto do projeto ‘Aprendendo Com’, através do qual a obra dos escritores homenageados é aplicada nas escolas municipais.
Escritora, narradora de histórias e articuladora de projetos de fomento da palavra escrita e falada, Penélope Martins é paulista e há quase 20 anos dedica-se à formação de novos leitores, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais.
Heloisa Pires é gaúcha, autora e coautora de diversos títulos infantojuvenis protagonizados por personagens negros. Escritora, antropóloga, editora e educadora, ela pesquisa e destaca em suas obras a importância das representações culturais e origem africana para a infância e juventude.
Em maio deste ano, elas visitaram Oeiras e participaram de bate-papos organizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença de alunos e professores da rede municipal de ensino.
A Feira Literária de Oeiras - FLOR é uma grande celebração da literatura infanto-juvenil brasileira e, em onze anos, já homenageou nomes importantes, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015), Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018), Ilan Brenman (2019), Leo Cunha (2020/2021), Lúcia Hiratsuka (2022), Daniel Munduruku e Kiusam de Oliveira (2023).