O Governo do Piauí realizará, no dia 24 de janeiro, a comemoração pelos 202 anos da adesão do estado à Independência do Brasil. A celebração acontece no município de Oeiras.
Na sexta-feira (24), a comemoração em Oeiras dá início à sua programação às 8h, com honras militares e a colocação de uma corbélia de flores na estátua de Manoel de Sousa Martins, o "Visconde de Parnaíba". Em seguida, será celebrada uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, seguida de um culto em ação de graças na Primeira Igreja Batista. O evento será encerrado às 10h, com a solenidade de entrega da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.
Adesão do Piauí à Independência do Brasil
A adesão do Piauí à Independência do Brasil, que aconteceu em 24 de janeiro de 1823, foi marcada por um ato de separação exatamente na cidade de Oeiras. O brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o "Visconde da Parnaíba", liderou a exoneração das autoridades portuguesas, assumindo o comando da província. Esse episódio simbolizou o rompimento definitivo com a Coroa Portuguesa e a adesão do Piauí ao processo de construção da identidade nacional brasileira.
O Governo do Piauí divulgou os horários e locais das solenidades: