Desde 2022, a Prefeitura de Oeiras acredita e investe no estudo da Robótica nas escolas da rede municipal de ensino. Agora, esse trabalho começa a dar frutos! Participando pela primeira vez, os estudantes das escolas municipais conquistaram 296 premiações – 32 medalhas de ouros, 18 pratas, 11 bronzes e 235 menções honrosas – na Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, que identifica e reconhece talentos desta área em todo o país.
Através do projeto Oeiras Olímpica e do Centro Olímpico Dom Edilberto Dinkelborg, idealizados e mantidos pela atual gestão municipal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove o desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas e de raciocínio lógico, para resolver situações-problema e desafios da sociedade do conhecimento, com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia e Matemática.
Hoje, as aulas de Robótica também estão inseridas na grade curricular das escolas de tempo integral – Alina Nunes, Agrotécnica, Canto Fazenda Frade e Malhada Grande – com uma metodologia que favorece a construção e reconstrução do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, apoiando-se nas mais recentes tecnologias de ensino.
“Viva a Educação Municipal de Oeiras e parabéns aos nossos jovens gênios e talentos da Robótica. Vocês são um orgulho para nossa cidade!”, felicita o prefeito de Oeiras, José Raimundo.