O agravamento da crise sanitária, a redução do auxílio emergencial, a crise econômica e o crescente desemprego atingiram em cheio as populações mais vulneráveis. Buscando garantir a segurança alimentar das famílias oeirenses mais afetadas pela pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está realizando o projeto Prato do Dia.
A ação emergencial, que terá duração de quatro meses, teve início na última sexta-feira, 23, com a distribuição de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no Bairro Várzea. Na segunda-feira, 26, foi a vez dos bairros Oeiras Nova e Jureminha. Outras comunidades serão contempladas com as ações do projeto.
A entrega do alimento é feita três vezes por semana - segundas, quartas e sextas-feiras. “A pandemia do novo coronavírus aumentou a necessidade de auxílio para famílias em situação de vulnerabilidade. Diante disso, nós estamos buscando alcançar para chegar cada vez mais perto das famílias oeirenses. O projeto Prato do Dia tem por objetivo garantir alimentação, por meio da entrega semanal, de uma sopa nos bairros mais vulneráveis da cidade. A gestão municipal está atenta às demandas que aumentaram nesse período crítico de pandemia. Por isso, estamos desenvolvendo diversos projetos emergenciais ”, enfatiza Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.