A Prefeitura de Oeiras desenvolveu, no período de 15 a 27 de fevereiro, o projeto “Esporte é Vida”, tendo em vista que a educação física é uma atividade capaz de promover o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito e, de modo especial, fortalecer a vontade de formar e disciplinar hábitos sadios.
O projeto beneficiou aproximadamente seis mil alunos da rede municipal de ensino, tanto da zona urbana como da zona rural. O principal objetivo foi promover, por meio de atividades físicas, o desenvolvimento da coordenação motora da criança e do adolescente.
De acordo com a supervisora Joana Dália, o projeto foi desenvolvido por meio de jogos e brincadeiras, onde foram trabalhadas regras, táticas e técnicas. “Essas atividades são importantes para desenvolver a coordenação sensório-motora, o refinamento dos sentidos e o aumento da sensibilidade rítmica, o esquema corporal, o equilíbrio, a lateralidade, a orientação espaço temporal e a coordenação viso-motora, capazes de promover o processo de alfabetização, principalmente nas crianças do ensino infantil”, justificou Joana Dália.
Conforme a Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, o esporte melhora a autoestima, controla o estresse e a predisposição para doenças crônicas, além de diminuir a sedução pelos hábitos não saudáveis. Já existem evidências científicas do impacto do esporte nas crianças. A prática de atividades físicas melhora a frequência escolar e o nível de retenção do aprendizado.