Um incêndio foi registrado por volta das 9h30min desta segunda-feira (28/09) no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo teria iniciado de maneira proposital no matagal de um terreno abandonado e atingido uma residência ao lado.
De acordo com informações de testemunhas, os proprietários da residência teriam contratado um homem para realizar a limpeza do terreno. Após limpar boa parte da área, o rapaz resolveu atear fogo no mato. No entanto, com a ajuda do vento, as chamas se alastraram e acabaram atingindo uma parede lateral de uma casa de taipa. Desesperado, o causador do incêndio controlou as chamas com um balde enquanto era aguardada a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros.
“Com a ajuda do vento, o fogo vai aquecer mais rápido e vai chegar a comprometer a residência, como foi neste caso. Diariamente estamos atendendo ocorrências desse tipo, onde as pessoas fazem queimadas, e por descuido ou descaso dos proprietários desses terrenos, acabam gerando todo esse risco”, afirmou o comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Parnaíba, major Rivelino Moura.
A proprietária da casa identificada como Naza Maria afirmou que ainda chegou a alertar para o perigo das queimadas. Somente neste ano, o Corpo de Bombeiros de Parnaíba já registrou mais de 170 ocorrências como esta. “Não necessita colocar fogo. Se tivessem colocado o entulho aqui fora, a prefeitura se encarregaria de recolher o material e com certeza não teria ocorrido esse transtorno”, alertou o major Rivelino Moura.
Por Kairo Amaral